Notícias

Voluntariado cooperativista envolverá todo o país no dia 30 de junho

Já consolidado no calendário de ações de atenção ao próximo, o Dia C 2018 será realizado em 26 Estados e no Distrito Federal

Solidariedade e cooperação se misturam em um movimento nacional de voluntariado promovido pelas cooperativas. Assim é o Dia de Cooperar (Dia C) 2018, um movimento que teve início com Sistema Ocemg e visa promover ações de atenção ao próximo, tendo em vista o 7º princípio cooperativista - o interesse pela comunidade. Com o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo”, a décima edição da campanha será celebrada, em Belo Horizonte, com um evento na Praça da Liberdade, no dia 30 de junho. Diversos outros eventos comemorativos também serão realizados em um média de 200 municípios mineiros na mesma data.

Além das ações de voluntariado, o projeto ainda comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrando mundialmente no primeiro sábado de julho. A expectativa para o Dia C 2018 é que, apenas em Minas Gerais, mais de 300 cooperativas participem com ações de voluntariado ao longo do ano.

Genuinamente mineiro, o Dia C nasceu em 2009 por iniciativa do Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado, como um projeto que integrasse e incentivasse o trabalho solidário dessas organizações em prol das localidades em que estão inseridas.

Todas as informações sobre o Dia C estão disponíveis em www.minasgerais.coop.br/diac.

O evento

Já virou tradição. Em sua décima celebração da campanha, o Sistema Ocemg levará atrações diversas para a Praça da Liberdade em 30 de junho. De 9 às 13 horas, os belo-horizontinos poderão se divertir com espetáculos circenses e de música, espaço de recreação infantil, além de degustar produtos de cooperativas e receber dicas de saúde e quick massage. Também haverá doação e troca de livros e recebimento de lixo eletrônico.

Programação

- 9h30 às 10h: Batuque Salubre – Apresentação Musical - percussão

- 10h às 10h30: Trupetralha - Apresentação Circense

- 10h45 às 11h15: Projeto Encantando Coopemata – Coral infantil

- 11h30 às 13h: Banda Putz Grilla – Show de encerramento

Espaço Lazer Cooperativo – recreação infantil e oficinas circenses

Espaço Degustação Cooperativista – degustação de produtos das cooperativas

Espaço Saúde e bem-Estar – dicas de saúde e quick massage

Espaço Educação e Sustentabilidade - doação, troca de livros e descarte de lixo eletrônico

Espaço Geração de Trabalho e Renda – Exposição de produtos cooperativistas

Espaço da Cooperação – Informações sobre cooperativismo e atividades de integração.

O projeto

O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, mais de 5,6 milhões de ações sociais foram promovidas pelas cooperativas de todo o Brasil. As iniciativas vão desde ruas de lazer, ações de cuidados com a saúde e orientações financeiras, até campanhas de doações de alimentos, roupas ou sangue, reformas de instituições e atividades lúdicas em entidades beneficentes.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Foto: Genilton Elias

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.