Notícias

Investir em franquias tem sido uma saída para driblar a crise

Setor fechou 2020 com mais de R$160 bilhões em faturamento em todo o país.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre o quarto trimestre de 2019 e terceiro trimestre de 2020, o setor de franquias no Brasil teve um faturamento total somado em R$168 bilhões. Somente no ano passado, a procura por esse ramo de negócio aumentou 23,8% no ano passado. Uma das justificativas para esse aumento foi o fato de pessoas que perderam o emprego optaram por abrir o próprio negócio.

 

Renata Fiuza é proprietária do Hotel Infantil Sol & Lua, o único na região voltado totalmente para o lúdico infantil, ela conta que algumas organizações estão contratando os serviços da empresa para melhor atender as crianças e dar suporte aos pais no período pandêmico, já que a reabertura das instituições de ensino ainda não obteve uma maior flexibilização tanto na capital mineira, quanto em outras cidades de Minas Gerais.

 

Como forma de conter o avanço do Novo Coronavírus, as autoridades locais aderiram à quarentena, onde pais e mães passaram a trabalhar em casa, outros precisaram sair, mas ficaram sem as babás e grupos de apoio para auxiliar no cuidado diário com os pequenos. O hotel infantil tem sido uma válvula de escape para quem precisa deixar os filhos em segurança enquanto correm atrás do sustento diário da família.

 

Ademais, a empresária explica que o funcionamento do estabelecimento está sendo uma ajuda mútua. “Tanto para quem está em home office ou quem precisa sair, com os filhos em casa a atenção precisa ser totalmente dividida. De um lado, eles precisam cuidar da segurança das crianças e das necessidades básicas enquanto estão em casa. Por outro, precisam manter o emprego e a renda necessários para lidar com todas essas situações”, completa.

 

Tomando todos os cuidados possíveis, mantendo um número restrito de hóspedes, cuidando da higiene, além do distanciamento social, Renata frisa que ser parte do grupo essencial foi um alento para os adultos e também para as crianças. Segundo ela, “a rotina do hotel foi modificada para potencializar as medidas de segurança dentro do hotel. Assim, os pais têm uma nova opção para ficarem tranquilos enquanto cuidam de outras tarefas e, principalmente, do trabalho”.

Outro aspecto que se torna positivo ao hotel e chama a atenção dos adultos é a questão do contato direto com a natureza e animais que o Sol & Lua proporciona. Conforme perfaz a empresária, “nesse hotel infantil existe socialização, recreação, contato com a fazendinha, ar puro, pomar, animaizinhos, piscina, playground e muito amor e diversão”.

 

Cuidados essenciais

 

Antes de tudo, para o bom funcionamento de um estabelecimento como esse, todas as medidas de segurança precisam ser tomadas para que os protocolos sejam seguidos corretamente e evitar o contágio pelo Novo Coronavírus. A empresária confirma que antes da flexibilização, o estabelecimento recebeu e está cumprindo todas as normas para continuar funcionando normalmente.

 

A proprietária do hotel também deixa um alerta para quem pretende se tornar um franqueado do hotel: “prestar atenção aos mínimos detalhes para evitar o avanço da pandemia e, ao mesmo tempo, auxiliar as famílias que precisam sair para trabalhar e garantir a renda mensal. Portanto, a equipe deve intensificar todo o processo de higiene, além de redobrar a atenção quanto ao contato direto entre as crianças. Os hotéis também devem oferecer álcool gel e checar todos os adultos com as medidas básicas de proteção contra a Covid-19”. 

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.