Notícias

Chico Buarque cantado para crianças

Grupo Maria Cutia estreia show cênico neste domingo com um recorte da obra do compositor

Depois do espetáculo adulto FRANCISCO em que a atriz e pesquisadora da obra buarqueana, cantora e palhaça do grupo de teatro Maria Cutia, Mariana Arruda, versa canções de Chico Buarque com um recorte de repertório em que o eu lírico se manifesta no masculino, chegou a vez de uma nova abordagem do compositor, desta vez para crianças. Partindo das memórias de sua infância no Norte de Minas e da relação que a artista tinha com a obra de Chico desde pequena, Mariana Arruda faz uma seleção particular de músicas. Neste show, canções que já são consideradas clássicas do cancioneiro infantil, como as trilhas da peça “Os Saltimbancos” e do filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, são interpretadas ao lado de clássicos antes vistos só como “adultos” do músico, como “João e Maria”. O show cênico ParaChicos estreia neste domingo, 21 de maio, às 16h no SESC Palladium, com ingressos a preços populares (R$5,00 inteira e R$2,50 meia).

 

“Essa minha história com o Chico vem desde menina. Me lembro de ficar deitada na cerâmica alaranjada da minha casa lá em São Francisco, no norte de Minas, na beira do Rio, ouvindo ‘A Banda” e imaginando todas aquelas personagens. Acho que essa foi uma das primeiras canções que cantei quando criança. Me lembro que pensava que ‘a namorada que contava as estrelas’ devia ser cheia de verrugas, porque reza a lenda que contar estrela dá verruga”, delicia-se Mariana com suas memórias.

 

A direção musical do espetáculo é assinada por Leandro Aguiar, que buscou recriar arranjos e colocar pitadas de jazz nas canções, promovendo um diálogo com a pesquisa de interpretação desenvolvida por Mariana em seus estudos de canto e teatro com a preparadora vocal Babaya Morais. Nesta pesquisa, com brincadeiras de timbres e velocidades, criam-se “vozes” diferentes para cada canção a partir da história cantada na letra. “É um canto cheio de teatro”, afirma a cantora e atriz. “Este espetáculo é a realização de um sonho artístico que tenho há muitos anos, misturando essas histórias biográficas da minha infância, do meu sonho de ser bailarina até a minha trajetória como palhaça de teatro de rua que sempre sonhou em ser palhaça de circo. Em ParaChicos posso ser bailarina, posso ser palhaça de circo, posso cantar canções do Chico que adoro, sempre cheia de teatro”, complementa.

 

A diretora, figurinista e atriz Lira Ribas assina a direção geral da montagem. Para ela, “o universo do circo atrelado a Chico Buarque nos leva delicadamente à nossa infância, aos momentos de risos com os trapalhões Saltimbancos, a gata charmosa, a galinha diva cantante e até mesmo a bailarina perfeita que eu definitivamente não queria ser”, brinca a diretora. “Um trabalho muito gostoso de participar, poder relembrar as músicas dos Saltimbancos, algumas das minhas preferidas da obra do Chico, além de poder compartilhar este trabalho com a Mariana, uma artista que sabe muito bem o que quer como arte e o que a representa”, pontua Lira.                     

                    

O espetáculo show conta ainda com o estudo de movimento conduzido pela bailarina Eliatrice Gischewski. A dramaturgia brinca com duas atmosferas corporais, a da bailarina e da palhaça, cada uma com movimentos de natureza completamente distintas. “Na preparação, fiz aula de balé clássico no Stúdio Arte & Passo e foi uma delícia observar as bailarinas, aqueles movimentos lindos e tão desenhados no espaço, uma boa metáfora para a perfeição. Ao longo das aulas, era tanto pliérond de jambetendu que brincava com a Eliatrice que eu já era uma bailarina, pois já tinha dores nos pés e nas pernas como uma de verdade.  Nunca serei uma bailarina, mas como palhaça é uma delícia brincar de ser uma”, brinca Mariana.

 

ParaChicos é a segunda produção do Grupo Maria Cutia - que é uma companhia tradicionalmente de teatro de rua, mas que gosta de se aventurar pelos palcos - voltada para crianças. A primeira foi o espetáculo brincante Na Roda que está no repertório da Cia desde sua fundação em 2006. “Sempre temos muitas crianças na plateia, mesmo em nossos espetáculos para adultos. O Grupo Maria Cutia ao longo de sua trajetória sempre conseguiu ter a família no público e, além disso, acredito que o universo lúdico e musical ao qual mergulhamos no nosso trabalho, desperta muito interesse nas crianças. Produzir uma nova obra direcionada para este público tão carinhoso, é uma alegria para a gente”, relata a produtora do grupo Luisa Monteiro.  

 

ParaChicos

Mariana Arruda buarqueando para crianças

 

Nova produção para crianças do Grupo Maria Cutia.  

Um show cênico com canções de Chico Buarque.

 

Direção: Lira Ribas

Direção Musical: Leandro Aguiar

Preparação Vocal: Babaya Morais

Preparação Corporal: Eliatrice Gischewski

Banda: Nilton Moreira (flauta), Rafael Matos (bateria), Paulo Moreira (baixo), Jorge Rabello (piano) e Leandro Aguiar (violão).

Figurino e cenário: Lira Ribas

Adereços: Camila Morena da Luz

Iluminação: Richard Zaira e Pedro Paulino

Sonorização: Ailton Oliveira

Fotos: Tati Motta

Produção: Luisa Monteiro

 

SINOPSE

Uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque, com um olhar lúdico e teatrante da atriz, cantora e pesquisadora da obra buarqueana, Mariana Arruda do Grupo Maria Cutia de Teatro. Em cena, canções como "João e Maria", “Pedro Pedreiro”, "Valsa dos Clowns" e clássicos  das trilhas de Os Saltimbancos e Os Saltimbancos Trapalhões como "A história de uma gata", "A Galinha", "Hollywood", "Alô Liberdade" e "Piruetas".

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.