Notícias

Coletivo de Cerâmica MG 2º Ateliers de portas abertas

Para comemorar o dia do ceramista, 28 de maio (domingo) o Coletivo Cerâmica MG promove pelo segundo ano consecutivo, o Ateliers de Portas Abertas. Dezenove ateliers de Belo Horizonte e quatorze, de mais oito cidades mineiras, abrem suas portas para o público de todas as idades, com intensa programação gratuita. Oficinas, queimas e abertura de fornos, modelagem no torno e a mão, exposição de peças, vivências artísticas, oficinas de pintura, brindes e atividades para crianças estão entre as atividades programadas. O objetivo é compartilhar saberes com o público e aproximá-lo à esta arte milenar que tem em MG, um importante polo de criação e produção do país

Em Belo Horizonte, ateliers de diferentes regiões da cidade, abrem suas portas e promovem aulas, demonstrações de técnicas, esmaltação, montagem e queimas em diferentes fornos, exposição de peças e ações coletivas onde o público será convidado a interagir. Entre as ações, no atelier Cibele Tietzmann, no bairro Santo Antônio, haverá oficina de apitos de cerâmica (realizadas a partir de agendamentos prévios). O TerraSer Cerâmicas no bairro Esplanada, oferece uma vivência ao som de tambores (mediante inscrição prévia) e o atelier de Sônia Rigueira, em Santa Tereza, lança a linha de peças "Estratigráfica" no sábado (27/05), 11h e ainda convida a todos para oficinas permanentes no sábado e no domingo, para o público adulto e infantil. As oficinas serão acompanhadas por um piano ao vivo. Também em Santa Tereza, a ceramista e pintora Eliane Maia abre suas portas no sábado e no domingo com exposição e demonstração das etapas de modelagem das peças (com agendamento prévio).

Específico para a crianças haverá atividades nos ateliers Fernanda Nicácio, Márcia Seo e no atelier de Ione Laurentys onde dez ceramistas recebem também os adultos. Entre as atividades, aula de modelagem e queima na técnica de Raku – técnica japonesa de queima. Após pintadas (esmaltadas) as peças são queimadas até cerca de 980 graus quando são retiradas do forno ainda incandescentes, colocadas em câmara de redução de oxigênio com serragem e em seguida, resfriadas em água. O Atelier Márcia Seo também promove exposição de peças de Adel Souki.

No bairro Santa Efigênia, o Atelier de Cerâmica Flávia Guimarães recebe os visitantes no sábado e no domingo para apresentação das etapas de produção em cerâmica e modelagem de peças. Vários outros ceramistas em BH, oferecem ainda demonstração de queima em forno microondas, gravação de imagens, torno de esteca, entre outras técnicas. A Cerâmica Santana no bairro Floresta, vai expor as peças do artista Alex Santana.

            Em Brumadinho os ateliers Sônia Imanishi e Saracura Três Potes, oferecem atividades como oficinas de modelagem, queimas em forno de Raku e estreia de forno à lenha, com rodadas de biscoitos e broas assadas no Saracura Três Potes ( o Saracura foi vencedor em 2016, do 5º Prêmio do Objeto Brasileiro, promovido pelo Museu “A Casa do Objeto Brasileiro”, com a série “Cascas do Brasil” desenvolvida a partir de diferentes cascas da flora nacional.)

Em Esmeraldas o DuoArte Atelier abre suas portas no sábado e no domingo, convidando os visitantes à intervir e criar uma peça coletiva, além da demonstração de torno. Em Contagem, o público aprende a fazer flores em cerâmica no Atelier de Efigênia Pacheco e a esmaltar no Ateliê de Cerâmica.

Oficina de pintura em cerâmica para queima na técnica Raku e exposição de peças também movimentam três ateliers em Nova Lima: Atelier Roberto Lott e Luiz Eduardo Seara,  Atelier Bernadette Santiago e  Atelier Neide Pimenta.

Em Uberaba, os artistas plásticos Hélio Siqueira e Paulo Miranda promovem o evento "O atelier revisitado" guiando o público pelos espaços da Grande e Pequena Galeria com apresentação do Forno Garrafão e do Forno Anagama - ao público previamente convidado.

Em Ouro Preto, o atelier de Regiane Espírito Santo oferece oficina de máscaras africanas e queima de Raku; em Prados, Laura Mousinho dará uma oficina de modelagem e em Juiz de Fora ceramistas do Jardins Cósmicos demonstram queima de saggar – antiga técnica de queima de uma peça dentro de um recipiente cerâmico, em forno a gás.                O Coletivo Cerâmica MG, 2º Ateliers de Portas Abertas aproxima o público da arte da cerâmica, ao oferecer o contato direto com diferentes técnicas e procedimentos conduzidos por ceramistas de diferentes gerações e estilos. Saberes que serão compartilhados de forma simultânea, em 9 cidades do estado, numa grande festa para celebrar o dia do ceramista. Estão todos convidados! Acesse a programação completa no link http://bit.do/diadoceramista2017.

 

Ceramistas participantes: Adel Souki, Aivete Santa Cecília, Alex Santana, Ana Cristina Ferreira, Ana Wagner, Andréa Mendes, Angela Xavier, Aparecida Morais, Bernadette Santiago, Carmelita Andrade, Cibele Tietzmann, Claudia Cleto, Cornélia Günther, Cristhina Coluccini, Cristina Raid, Djenane Vera, DuoArte Atelier, Efigênia Pacheco, Eliane Maia, Eny Amorim, Fernanda Nicácio, Flávia Guimarães, Georgia Elias, Helena Lima, Heliana Henriques, Hélio Siqueira e Paulo Miranda, Heloisa Rezende, Ione Laurentys, Jane Resek, Jardins Cósmicos,   Laura Mousinho, Leninha Latalisa, Letícia Panisset, Lídia Miquelão, Lúcia Ferolla, Luis Matuto, Magaly Maria Cabral, Márcia Seo, Marcilio Figueiredo, Maria Cristina Penna, Marlúcia Temponi, Maura Ferreira, Neide Nativa, Neide Pimenta, O Atelier de Cerâmica, Rebecca Corradi, Regiane Espírito Santo, Regina Pimentel, Roberto Lott e Luiz Eduardo Seara, Saracura Três Potes, Sonia Imanishi, Sônia Marins, Sônia Rigueira, Stael Guião, Susana Fornari e TerraSer Cerâmicas.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.