Notícias

Parque da Gastronomia abre portas para o mercado internacional

Solenidade de consolidação de parceria com o Corpo Consular no Estado de Minas Gerais aconteceu na manhã dessa segunda-feira (21/05) e reuniu autoridades e empresários para conhecerem projeções do empreendimento; parceria com a FAEMG também foi oficializa

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (21/05) uma nova apresentação do Parque da Gastronomia – Feira & Fórum Internacional de Negócios, que contou com a presença de diversos representantes de entidades de classe, empresários do setor privado e representantes dos Governos Municipal e Estadual. Dentre as personalidades que marcaram presença, estavam o presidente do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais, Manoel Guimarães, o diretor da FAEMG, Rodrigo Sant’Anna Alvim, o Superintendente de Gastronomia e Marketing da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Minas Gerais, Daniel Marques, e o presidente da Belotur, Aluizer Malab, que destacaram a importância da parceria para turismo e o desenvolvimento econômico do estado através da abertura de novos mercados nacionais e internacionais.

Segundo o presidente do Corpo Consular e Consul da Turquia, Manoel Guimarães, todos os cônsules já foram comunicados oficialmente sobre o evento e vários deles já sinalizaram a intenção de efetivar parceria do seu respectivo país com o Parque da Gastronomia. Um dos idealizadores do Parque da Gastronomia, Christiano Rocco, destacou que países como Itália, Portugal, Eslováquia, Uruguai, Guatemala, México, China e Estados Unidos, já demonstram interesse em firmar negócios com o Brasil por meio do evento. "Em reunião que realizamos recentemente com o vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio da Eslováquia, Hudson Lima, ele existem excelentes oportunidades para exportação de café e até a abertura de uma

uma fábrica de pães de queijo lá, ao mesmo tempo que há também o interesse de empresários eslovacos na exportação de insumos especiais para fabricação de artesanais em Minas Gerais”, revelou.


Fomento à cadeia produtiva

O Parque da Gastronomia - Feira & Fórum Internacional de Negócios será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, no Parque de Exposições Bolívar de Andrade Gameleira, e além de promover muitos negócios. envolvendo toda a cadeia produtiva da gastronomia, apresentará também atrações para toda a família. “O evento deve atrair mais de 120 mil pessoas durante os cinco dias de realização. Com programação bastante diversificada, que vai de degustações de pratos da gastronomia brasileira e internacional, até a promoção de atividades de lazer incluindo um parque de diversões com roda gigante e montanha russa, o evento promete uma experiência única para todos os participantes, seja empresários e expositores ou simplesmente o público visitante de uma forma geral”, afirma Rocco. O idealizador adianta ainda que as rodadas de negócios devem movimentar cerca de R$ 100 milhões.

O Parque da Gastronomia é realizado com incentivo do Governo e isso possibilita a gratuidade na entrada do público, que será viabilizada por meio da troca de ingressos por alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições sociais.

Foto:Thiago Miranda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.