Notícias

Primeira Fiesta Argentina celebra cultura em BH

Festival gastronômico promove encontro de argentinos em Belo Horizonte e marca a independência do país vizinho

Reunir argentinos que vivem em Minas Gerais e celebrar, com los amigos brasileños, a cultura de nossos hermanos. É com esse objetivo que a primeira Fiesta Argentina ocupa a rua Tomé de Souza no dia 27 de maio, de 10h às 18h. O encontro terá comidas típicas, atrações musicais, intervenções artísticas, aulas de tango e um Espacio Niño que, além de brincadeiras, apresenta aos pequenos uma variedade de músicas infantis em espanhol.

Empanada, alfajor, locro, sorvete, bife de chorizo e outras especialidades serão apresentadas por Che Nico Sabores Argentinos, Pizza Sur, Havanna, Alessa Gelato & Caffè, e Parrilla del Sol. O ingresso deve ser trocado por 1kg de alimento não perecível e adquirido antecipadamente no Minas Tênis Clube ou no local da festa.

Momento histórico

A escolha da data do festival não foi aleatória e marca um momento importante da história de nossos vizinhos: a Revolução de Maio. Em maio de 1810, o povo argentino se rebelou contra a coroa espanhola e depôs o então vice-rei. Um evento fundamental de uma série de ações que culminaram, anos mais tarde, em uma das primeiras iniciativas bem sucedidas de libertação de um país na América Latina.

Embora a independência da Argentina só tenha sido declarada em 9 de julho de 1816, o dia 25 de maio é muito celebrado por seus cidadãos com atos e encontros pelas ruas do país. Em Buenos Aires, as festanças na conhecida Plaza de Mayo reúnem milhares de pessoas.  No local, entre outras coisas, se compartilha comidas típicas, como as empanadas e o locro.


Os idealizadores

A ideia de encontro e confraternização sempre existiu entre os argentinos radicados em Belo Horizonte. Seja entre os frequentadores da rede Pizza Sur, do Che Nico – Sabores Argentinos, ou mesmo entre as ações do consulado. “Sempre estive entre todos eles e percebia a vontade de reunir os compatriotas, mas as ideias nunca saíam do papel. Resolvi somar as potencialidades de cada um e levar para as ruas o que os argentinos têm de melhor: cultura e gastronomia”, conta Marcelo Alejandro, um dos realizadores do evento.

Agora, pela primeira vez, os grupos unem forças para realizar um festival com a capacidade de atingir um público maior, realizado de forma democrática, no espaço público. A intenção é dar continuidade ao projeto e transformar a Fiesta Argentina em parte do calendário cultural da cidade.

Foto: Gustavo Román

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.