Notícias

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS ABRE INSCRIÇÕES PARA O ATELIÊ DE LEITURA SONORA, COM RICARDO ALEIXO

PROJETO FAZ PARTE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ESCRITORES

O Programa de Formação de Escritores da Academia Mineira de Letras abre inscrições, no dia 11 de maio, para o Ateliê de Leitura Sonora, uma experiência com “a leitura em voz alta”. O ateliê, desenvolvido pelo poeta, artista visual, sound designer, cantor, compositor, performador, ensaísta e editor Ricardo Aleixo inclui 10 encontros, com 2h30 de duração, às segundas feiras, na sede da AML.

O Ateliê parte do princípio de que qualquer texto escrito pode ser transposto para o código sonoro. No percurso hipotético que vai do poema curto à novela, do miniconto ao romance, da crônica ao conto, da epopeia ao ensaio filosófico, tudo significa, para a voz, convite e desafio. O participante aprende a ouvir, sob o aparente silêncio da escrita, as marcas de “vocalidade”, a presença dessa voz que, tendo organizada a distribuição das letras, das palavras e das frases no espaço da página, deseja fazer-se, outra vez, parte inseparável do que Roland Barthes definiu como "prazer do texto".

A leitura sonora nada mais é que a transposição da escrita verbal para o espaço acústico por meio da voz e, ao mesmo tempo, a materialização da chamada "leitura em voz alta", que pode ser percebida como um tipo especial de escrita. Nesse sentido, o Ateliê só se materializa de fato quando cada elemento que constitui a leitura sonora (o livro, a voz que agencia a participação de todo o corpo e o espaço) é percebido num campo de vibrações que agem, todo o tempo, umas sobre as outras, com o poder de alterar o comportamento humano e, consequentemente, a qualidade da performance.

O Ateliê Leitura Sonora se destina a qualquer pessoa que manifeste o desejo de explorar a multiplicidade de caminhos criativos que se abrem ativados pela relação livro/voz/corpo. Seja para se qualificar artisticamente, seja para adquirir maior desenvoltura no trato com o público, é necessário cultivar o prazer de ler, sem apresentar problemas vocais de ordem clínica e ter no mínimo 18 anos.

O Ateliê Leitura Sonora coloca à disposição dos participantes o acesso a um acervo especializado em poesia, literatura e poéticas da voz e o equipamento de som. Além disso, resulta numa apostila, a ser montada ao longo do curso, com base nas referências teóricas utilizadas em cada encontro.

Sobre Ricardo Aleixo:

Durante a condução do Ateliê, Ricardo Aleixo se coloca como leitor-guia. O autor publicou, entre outros, os livros “Pesado demais para a ventania” (2018), "Antiboi" (2017), "Impossível como nunca ter tido um rosto" (2015), "Mundo palavreado" (2013) e "Modelos vivos" (2010) - finalista dos prêmios Portugal Telecom e Jabuti em 2011. Como solista ou integrante da Cia SeráQuê e do Combo de Artes Afins Bananeira-ciência, realizou performances na Alemanha, na Argentina, em Portugal, na França, no México, nos EUA, na Espanha e na Suíça. Integra antologias, coletâneas e edições especiais de revistas e jornais dedicados à difusão da poesia brasileira nos EUA, na Argentina, em Portugal, na França, de País de Gales, em Angola e no México. Tem participado de importantes exposições coletivas, como "Poiesis < Poema entre pixel e programa >" (RJ, 2007), "Radiovisual - Em torno de 4'33" (Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2009), "Poética Expositiva" (RJ, 2011) e "Gil70" (Rio de Janeiro e São Paulo, 2012, Brasília, 2013). É curador dos eventos ZIP/Zona de Invenção Poesia& e Dia Cage. Edita a revista "Roda - Arte e Cultura do Atlântico Negro" e a Coleção Elixir, de plaquetes tipográficas. Concentra seus projetos de criação e pesquisa no Laboratório Interartes Ricardo Aleixo, no bairro Campo Alegre periferia de Belo Horizonte, cidade onde nasceu em 1960. Apresenta às segundas-feiras, às 17h, na Rádio Inconfidência FM, a coluna "Poesia &".

Foto: Divulgação.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.