Notícias

Grupo Trama celebra 20 anos e realiza Festival de Teatro em Contagem

De 5 a 16 de junho, o Grupo Trama de Teatro realizará a primeira edição do Trama Festival – Teatro em Contagem. O festival faz parte da celebração dos 20 anos de atuação do Grupo Trama de Teatro e traz atividades como espetáculos de grupos de Minas Gerais e de outros estados do Brasil, workshops para artistas e gestores culturais, além de ações educativas em escolas públicas da cidade com as participações de fundadores, antigos e novos parceiros e integrantes do Trama.

A primeira edição conta as participações de cias como Grupo Galpão, Cia. Preqaria, Grupo Árvore Casa das Artes, Grupo Zap 18,Trupe Dell´art e Grupo Fiandeiros.

Os espetáculos do Trama Festival serão apresentados nos espaços:

Praça da Jabuticaba (Centro, Contagem), Praça do Cigano (Inconfidentes, Contagem), Espaço Popular (Escadaria da Igreja São Gonçalo - R. Bueno Brandão, 40 - Centro), 4 Elementos Sítio Escola (Rua Barbacena, 55 – Alvorada, Contagem)

e no Teatro da Casa Azul (Rua Dr. Cassiano, 120 – Contagem/Centro). A proposta do Grupo Trama é que o festival seja realizado anualmente, sempre no município de Contagem. Todas as atrações são gratuitas e contarão com tradução em libras.

O projeto Trama 20 anos é patrocinado pelo Atacadão, CNHI Industrial Capital e New Holland através dos benefícios da Lei Rouanet – Ministério da Cultura.

Ações educativas e formação de público

Uma atividade que vai preceder as apresentações dos espetáculos do Festival será a Ação Educativa. Mais do que simplesmente levar o público aos espetáculos, o objetivo desta ação é trabalhar a formação de público de maneira mais sólida. Para tanto, serão realizados encontros entre os estudantes e arte-educadores em várias escolas da rede pública de Contagem.

Patrícia Matos, uma das gestoras e produtoras do Grupo Trama, explica que o encontro entre arte-educadores e estudantes acontecerá tanto antes quanto depois dos espetáculos. “Com a ação educativa, pretendemos criar um elo maior entre os estudantes e o teatro, possibilitando a eles uma visão mais ampliada do que é teatro, sobre o histórico dos grupos e dos espetáculos que estarão na cidade”, explica.

Patrícia pontua ainda que o papel da ação é maior do que divulgar o festival, trata-se de estabelecer um diálogo mais profundo com os jovens no sentido de entender a percepção deles e estimular a aproximação com o teatro. “Não queremos apenas levar os estudantes aos espetáculos, queremos que o Festival possa contribuir de forma mais significativa e positiva na formação das crianças e jovens de contagem”, conclui Patrícia Matos, evidenciando o caráter de ação continuada do projeto. A gestora estima atender um público de aproximadamente 1000 pessoas com a ação educativa.

Resistência:

Fazer teatro no Brasil já é um ato de resistência e essa palavra define bem os 20 anos do Grupo Trama. Nascido em Belo Horizonte em 1998, o grupo escolheu, há sete anos, ter Contagem como sede das suas ações, justamente por ser uma região onde acontecem poucas atividades teatrais. A escolha contribui para algo muito importante que é a descentralização das ações culturais, realizadas, em sua maioria, na região Centro Sul da capital mineira.

Nada mais pertinente que celebrar estes 20 anos de existência dando o pontapé inicial a um festival voltado para o teatro. Nasceu assim oTrama Festival que, já na primeira edição, tem o objetivo de se firmar como um evento anual na cidade.

A curadoria, que contou com o apoio de Marcelo Bones, diretor de espetáculo do Grupo Trama e nome significativo do teatro nacional, foi pensada justamente no sentido de fortalecer essa celebração reunindo grupos que estiveram presentes em momentos importantes da trajetória do Grupo Trama, além de grupos que possuem característica similares como o fato de terem se estabelecido na periferia com o objetivo de ampliar o acesso da população ao teatro.

Além do Trama Festival, a celebração de 20 anos do Grupo Trama contará com três oficinas de teatro para atores e atrizes na cidade de Contagem, sendo que quatro dos participantes dessas oficinas serão selecionados para compor o elenco do novo espetáculo do grupo. Em breve será divulgado e iniciado o processo de seleção para participação nas oficinas.

Segundo Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo, "estas oficinas tem o intuito de oferecer oportunidades de capacitação a artistas locais e abrir espaço para que novos artistas contagenses possam vir a integrar o Grupo Trama, reforçando ainda mais nosso elo e diálogo com a cidade", diz.

Para finalizar as comemorações, até o final do ano será lançado o livro 20 Anos de TRAMAs, que trará uma retrospectiva da história de atuação do Grupo entre espetáculos, projetos sociais e artísticos realizados além do palco. Textos e fotos de parceiros e colaboradores do grupo e comporão o livro.

Trocas e parcerias

O festival acontece paralelo ao La Movida In Box um festival de microteatro inédito no Brasil, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho na Praça da Jabuticaba, em Contagem No La Movida In Box são realizadas apresentações de micropeças, de 15 minutos cada, dentro de contêineres. O Grupo Trama também apresentará uma micropeça ao lado de outros grupos participantes.

Sobre o Grupo Trama:

Fundado em 1998, por atores vindos da extinta Cia. Sonho & Drama, o Grupo Trama prepara-se para, em 2018, comemorar seus 20 anos de atuação. O Histórico do Grupo pauta-se pela criação de memoráveis espetáculos como “O Homem da Cabeça de Papelão”; “Os Três Patéticos”; “John & Joe”; “Ovos, Suor e Lágrimas”, entre outros e pelo desenvolvimento de projetos além-palco. As montagens do Grupo têm como característica geral trazer à cena temas que possam propor algum tipo de reflexão crítica sobre a sociedade atual. Os projetos além-palco incluem atividades de intercâmbio com outros grupos e valorização da cultura popular. Há sete anos o Grupo está sediado na cidade de Contagem onde realiza diversos projetos cujo foco é o fortalecimento da produção teatral e a valorização da cultura local.

Foto: Andreia_Carvalho

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.