Notícias

CICLO DE CONFERÊNCIAS MUTAÇÕES TRAZ A BELO HORIZONTE O FILÓSOFO VLADIMIR SAFATLE

Idealizado pelo filósofo Adauto Novaes, evento será realizado no BDMG Cultural, até 14 de junho, e discute “A outra margem da política”

O filósofo Vladimir Safatle é o convidado do Ciclo de Conferências Mutações no dia 30 de maio, quarta-feira, às 19h, noBDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1600 - Centro). As inscrições para o Ciclo completo são R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser feitas pelo site www.appa.art.br ou pessoalmente, antes do início da conferência.

Com o tema “Dando corpo ao impossível: por um universalismo des-colonial”, Safatle discutirá a necessidade e as condições para a construção de uma política que consiga ultrapassar o horizonte colonial sem ter que sacrificar a noção de implicação genérica e de campo comum que a universalidade pressupõe. “Neste sentido, trata-se de procurar medir as condições para uma política que não se deixe orientar apenas pela visibilidade dos corpos particulares, mas também pela emergência de um corpo social forte capacidade implicativa”, destaca.

Sobre Vladimir Safatle

Vladimir Safatle é professor de filosofia na USP, professor-visitante nas universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Stellenbosch (África do Sul) e Louvain, visitig scholar da Universidade da California - Berkeley e bolsista de produtividade do CNPq. É ainda um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo. Escreveu os livros Fetichismo: colonizar o Outro, Cinismo e falência da crítica, Lacan, A paixão do negativo: Lacan e a dialética e O circuito dos afetos e, mais recentemente, Só mais um esforço (sobre a crise brasileira).

Participou das seguintes coletâneas: Mutações: A condição humana, Mutações: a experiência do pensamento, Mutações: elogio à preguiça, Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência e Mutações: entre dois mundos. Desenvolve pesquisas voltadas para epistemologia da psicanálise, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século 20 e filosofia da música.

O Ciclo Mutações em 2018

Os 15 conferencistas convidados para a edição 2018 do Ciclo Mutações – A outra margem da política são Marilena Chauí, Newton Bignotto, Oswaldo Giacóia, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Janine Ribeiro, Pedro Duarte, Marcelo Jasmin, Renato Lessa, Vladimir Safatle, Maria Rita Kehl, Helton Adverse, Jorge Coli, José Miguel Wisnik, Eugênio Bucci e Olgária Matos. Idealizado pelo filósofo e jornalista Adauto Novaes, o Ciclo 2018 será realizado até 14 de junho.

“Mutações – A outra margem da política” é uma realização da Artepensamento, com patrocínio do BDMG Cultural, copatrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da APPA – Associação Pró-Cultura Promoção das Artes, em Belo Horizonte; da Embaixada da França e do Instituto Francês do Brasil, em Brasília; da Casa do Saber, em São Paulo; e do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e da Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Foto: Benedita Comunicação & Imagem

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.