Notícias

Novas tecnologias e ferramentas digitais são apresentadas ao presidente do TJMG

Inovações tecnológicas desenvolvidas pela 1ª vice-presidência aprimoram a prestação jurisdicional

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta quinta-feira (27/5) informações sobre projetos desenvolvidos no âmbito da 1ª Vice-Presidência do Poder Judiciário estadual que utilizam novas tecnologias e inteligência artificial.

A apresentação dos projetos foi conduzida pelo juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Rodrigo Martins Faria, e contou com a presença do 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; do corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; e da desembargadora Juliana Campos Horta, superintendente adjunta da Superintendência Judiciária do TJMG.

O presidente Gilson Lemes disse que os projetos irão melhorar as condições de trabalho e a prestação jurisdicional para a população mineira. "Essas iniciativas desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência vão otimizar o uso da tecnologia pelos desembargadores, magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual. São vários projetos inovadores, como o que visa promover um fluxo mais rápido dos processos", disse.

De acordo com o presidente do TJMG, foi apresentada ainda "uma estratégia que pretende dar vazão e celeridade ao julgamento dos recursos em segunda instância. A meta é que esses processos sejam julgados em até quatro meses".

Eficiência

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, afirmou que o uso de novas tecnologias proporciona mais eficiência para a prestação jurisdicional.

"A 1ª Vice-Presidência vem trabalhando para divulgar e melhorar o atendimento na área jurisdicional, para avançar estrategicamente com o uso de novas tecnologias e ferramentas de trabalho. O objetivo é agilizar a funcionalidade da prestação jurisdicional, trazer eficiência e responder adequadamente ao jurisdicionado, com a qualidade do serviço intelectual de todos os juízes e servidores envolvidos no procedimento", ressaltou o 1º vice-presidente.

O desembargador José Flávio de Almeida enfatizou a importância do uso das novas ferramentas tecnológicas. "Nós não podemos ficar presos ao passado, precisamos dar um pulo adiante melhorando a prestação jurisdicional", concluiu.

Vanguarda

O juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Rodrigo Martins Faria, falou sobre os projetos desenvolvidos pelo setor. "O objetivo é criar um modelo de acompanhamento e desenvolvimento de técnicas de gestão e de cumprimento de metas na Segunda Instância. O modelo de gestão inclui o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, que irão auxiliar os servidores e desembargadores a prestar uma jurisdição mais célere e de mais qualidade. A maior parte das ferramentas inclui técnicas de gestão, de gerenciamento de pessoas e de processos", informou o magistrado.

Segundo o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, "o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ocupa a vanguarda no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, por exemplo, a plataforma Radar, nacionalmente conhecida como uma das ferramentas tecnológicas mais importantes do País para o gerenciamento de demandas repetitivas".

Em anexo, ouça o podcast produzido pela equipe da Radio TJMG.

Presenças

Participaram também da reunião o secretário especial da Presidência do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e os representantes da equipe técnica da 1ª Vice-Presidência, Amanda Viana e Pedro Zeca Oliveira.

Foto: Cecília Pederzoli/TJMG

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.