Notícias

Associação Arebeldia promove live com Secretario de Cultura de Minas - Os novos rumos da cultura em Minas

Associação Arebeldia promove live com Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. Objetivo do debate é encontrar formas de desenvolver ações criativas em Minas Gerais

Começa na próxima segunda-feira (8) o Ciclo de Oficinas e Atividades ARebeldia, um projeto totalmente online que oferecerá à população vídeo-aulas de capacitação gratuitas; transmissões de apresentações culturais, e painéis ao vivo sobre temas que fazem parte do universo do empreendedorismo cultural. As atividades terão início com um debate virtual que contará com a participação do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Durante a live, marcada para às 11h, ele abordará o tema “Cenário atual da cultura em Minas Gerais e suas tendências” e conversará com a idealizadora do ciclo de Oficinas Arebeldia Danusa Carvalho, as produtoras culturais Tatyana Rubim, Raquel Halack, e com Iara Silva, presidente do Pontos de Cultura do Estado. A ideia é apontar alternativas e descobrir novos caminhos para movimentar e dar novo fôlego às ações de produtores culturais mineiros. O encontro virtual será transmitido pela plataforma Google Meet e o link será disponibilizado nas redes sociais da @Arebeldia.

Os debates estão marcados para ocorrer semanalmente, às segundas-feiras, até o dia 3 de agosto, sempre com um tema importante para a sociedade, como o papel da mulher na cultura; as redes sociais em tempos de pandemia; direitos autorais e intelectuais; juventude negra brasileira; dentre outros.

A atividade integra uma extensa programação, que terá uma duração de 90 dias, que trará ainda oficinas online de percussão, design e corte e costura criativa; conteúdo sobre gastronomia e até uma batalha de breaking. O projeto é uma ferramenta de contribuição para a sociedade e é dedicado à capacitação de jovens em formação e interessados em geral.

A Associação Arebeldia foi fundada no Alto Vera Cruz há 11 anos pelo rapper e ativista Flávio Renegado e pela produtora cultural Danusa Carvalho para promover trocas e intercâmbios de vivências em cultura, arte, empreendedorismo e empoderamento.

Sobre os participantes do debate

Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult): É professor da PUC Minas, possui reconhecida experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O secretário da Secult também ocupou recentemente os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ambas autarquias do governo federal. Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura.

Mineiro de São Gotardo, Leônidas Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas e mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Urbano pela Universidade de Alcalá de Henares/ Gregoriana de Roma, Itália. É doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha.

Tatyana Rubim, gestora cultural, idealizadora e coordenadora do Teatro em Movimento e diretora da Rubim Produções: À frente do Teatro em Movimento, projeto criado em 2001 com o objetivo de deslocar as peças do eixo Rio-São Paulo para Minas, ela contabiliza mais de 300 espetáculos apresentados por todo o estado, assistidos por mais de 550 mil espectadores. É administradora de empresas com especialização em Comércio Exterior (UNA /1997) e pós-graduação em marketing (UFMG / 2000). Como produtora contratada trabalhou na assessoria do evento “Canadá nas Gerais”, iniciativa internacional que trouxe importantes CEO’S responsáveis por empresas de grande contribuição ao PIB canadense, uma delas a Nortel Telecom. Como assessora da Gerência de Cultura do Sesiminas foi responsável pela gerência de projetos especiais, sendo a pessoa de relacionamento com os idealizadores dos seguintes projetos: FID, ECUM e Cia Armatrux. Além disso, foi secretária da Câmara de Cultura do Sistema FIEMG (com a presidência de Francesco Ciranni) e responsável pela análise de projetos culturais solicitantes de patrocínios por verba direta. É diretora da empresa Rubim Produções Culturais e Eventos.

 

Danusa Carvalho, produtora artística e executiva: Empresariou artistas como Farofa Carioca, Seu Jorge, Paula Lima, Flávio Renegado, entre outros. Mora há 15 anos em BH e é responsável por festivais culturais e gastronômicos, além de ser Fundadora da Associação Arebeldia, ONG responsável por desenvolver projetos sócios culturais, oficinas em comunidades de BH e parcerias em outras cidades brasileiras.

Raquel Hallak, CEO Universo Produção: Atua há mais de 30 anos no segmento cultural. Idealizadora do Cinema sem Fronteiras - programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que realiza em Minas Gerais. Em janeiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes, em junho a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto e em outubro, a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

Iara Aparecida Ferreira, presidente dos Pontos de Cultura de Minas: É formada em Serviço Social e tem especialização em cursos como Formação em Políticas Públicas, e Gestão Cultural. Participação no intercâmbio cultural do carnaval do Rio de Janeiro; na III conferência Internacional do centro de estudos das culturas e línguas africanas e da Diáspora Negra; e no curso da Presidência Social, “Combate ao racismo e violência contra a mulher”. Em 2004, recebeu um dos maiores prêmios da cultura: “O Prêmio Grande Otelo de Cultura” por serviços sócio-culturais e educativos através da congada, incentivando a cultura e qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho, por meio da dança, teatro, música, artesanato e conhecimento geral da arte e cultura afro-brasileira. Fundadora do projeto Pró-mirim Estrela Guia do Amanhã, criadora do projeto - Eu não nasci na África, mas a África nasceu em mim - na Nigéria.

SERVIÇO

CICLO DE OFICINAS AREBELDIA

De 8 de junho a 3 de agosto

Rede Sociais

Associação Arebeldia: Instagram @arebeldia e Facebook.com/arebeldia

Produtora Casulo Cultura: Instagram @casulo.cultura e Youtube.com/casulo.cultura

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.