Notícias

Classe artística ganha o apoio do Sesc Cultura ConVIDA!

Iniciativa visa incentivar a produção artística durante a pandemia

A pandemia da Covid-19 vem causando um grande impacto na economia mundial e a classe artística é um dos setores mais atingidos, por conta do fechamento dos equipamentos culturais e a impossibilidade de apresentações presenciais. Pensando em amenizar os impactos na indústria cultural, o Sesc acaba de lançar o Sesc Cultura ConVIDA!, projeto de incentivo à produção artística em todas as vertentes, que levará as apresentações para dentro das casas da plateia.

A iniciativa pretende não só valorizar o trabalho dos artistas de todas as regiões e movimentar a economia criativa, mas também contribuir para a qualidade de vida e bem-estar do público neste cenário de isolamento social.

COMO FUNCIONA O SESC CULTURA CONVIDA?

- Artistas de todo o país podem inscrever seus trabalhos neste link, até 7 de junho;

- cada pessoa pode inscrever apenas um projeto;

- as áreas contempladas são: arte educação, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, biblioteca/literatura, música e patrimônio cultural;

- serão selecionados até 470 projetos;

- o investimento previsto é de R$ 587.500,00;

- as propostas apresentadas deverão respeitar as medidas de isolamento social que estejam em vigor no momento da sua execução;

- as comissões de cada segmento são compostas por profissionais de cultura do Sesc que atuam no planejamento e desenvolvimento da programação cultural da instituição.

MAIS SOBRE O SESC CULTURA CONVIDA

Com foco em trabalhos não divulgados nos grandes meios de comunicação, o projeto inclui ainda oficinas, debates e podcasts com profissionais que integrem o sistema produtivo da cultura. “A pandemia afetou fortemente o setor cultural e sua cadeia produtiva. E talvez o maior desafio seja repensar um novo modelo e uma nova forma de produzir arte e cultura, cuidar para que essa nova forma envolva o público, além de assegurar o papel essencial da arte na sociedade e no desenvolvimento humano”, ressalta Janaina Cunha, gerente de Cultura do Sesc em Minas. “Com o Sesc Cultura ConVIDA! esperamos estimular a cadeia criativa e produtiva da cultura, movimentando a economia criativa, além de proporcionar bem-estar para as pessoas neste momento de pandemia e isolamento social”, comenta.

MAIS APOIO À CULTURA MINEIRA

Desde o início da pandemia, o Sesc em Minas tem atuado em várias frentes de combate para conter o avanço da Covid-19 em nosso estado, seja por meio de parcerias com o poder público ou de ações solidárias ao lado da iniciativa privada e da sociedade civil. No dia 1° de junho, a instituição entrou em mais uma parceria. Ao lado do governo de Minas Gerais e outros parceiros, foi lançado o ‘Arte Salva’, uma rede solidária formada pelo poder público, iniciativa privada e entidades da sociedade civil em apoio aos realizadores e empreendedores da cultura e do turismo no estado.

O movimento reúne uma série de ações de apoio às cadeias produtivas dos dois setores, por meio de articulação e reforço logístico a campanhas de arrecadação de doações, da prestação de informações sobre acesso a políticas públicas, linhas de crédito, ações de capacitação e outras atividades. A ideia é, a partir do diálogo e esforço conjunto de diversos segmentos, auxiliar com suporte emergencial profissionais e comunidades que se encontram em maior vulnerabilidade como circenses, quilombolas, indígenas, artistas de rua, técnicos, artesãos, guias turísticos, garçons, entre outros. Acesse o edital.

O Sesc em Minas entra no ‘Arte Salva’ colocando à disposição do projeto toda a expertise de sua equipe do Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar que é um dos maiores bancos de alimentos do mundo, que irá trabalhar no monitoramento das doações e na logística de distribuição do que for arrecadado.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.