Notícias

Samba do Reencontro: do quintal da Casa Kubistchek para a sua casa

Após hiato de mais de um ano, Domingo no Museu retorna em versão on-line no dia 27 de junho

Para quem já estava com saudade dos domingos no Museu da Pampulha, o projeto Domingo no Museu, realizado desde 2005 pela Veredas Produções, retorna a sua programação em novo formato e em um dos quintais mais charmosos de Belo Horizonte, no Museu Casa Kubistchek, na Pampulha.

O local, que foi residência de fim de semana de Juscelino e projetado por Oscar Niemeyer, será cenário para a transmissão de encontros musicais que vão apresentar um panorama do samba feito em Belo Horizonte. Entre as sonoridades que já percorreram os domingos no auditório do museu, o samba protagonizou algumas das edições mais concorridas do projeto ao longo de sua trajetória.

O Domingo no Museu on-line, em edição especial, é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult-MG).

A transmissão desse cardápio musical cheio de swing e de artistas talentosos será no dia 27 de junho, por meio do canal da Veredas Produções no YouTube: youtube.com/veredasproducoes, às 11h – para não perder o costume do tradicional programa mensal de domingo do período pré-pandemia. Quem abre os trabalhos é Gustavo Monteiro, que convida Fernando Bento; seguindo com a cantora Giselle Couto; e Vitor Santana em apresentação especial junto ao também cantor e violonista Sergio Santos.

Do quintal da Casa Kubitschek, vamos voar pela região da Pampulha, também para matar um pouco da saudade deste que é um dos cartões-postais mais importantes de Belo Horizonte. A apresentação desta edição especial, que é também dedicada à memória de Rose Pidner – idealizadora do projeto, ficará a cargo de ninguém menos do que Mauricio Tizumba.

Gustavo Monteiro é violonista e compositor com cerca de 20 anos de dedicação ao samba e choro em BH. No início deste ano, gravou seu primeiro álbum autoral, “Gênesis”, do qual apresentará algumas de suas canções no Domingo no Museu edição on-line, além de clássicos assinados por grandes nomes da música popular brasileira. O cavaquinista Fernando Bento, um dos grandes expoentes do cenário do samba mineiro, participará ao seu lado, acompanhado pela banda formada por Artur Padua (voz e violão), Aloizio Horta (contrabaixo elétrico) e Robson Batata (percussão geral).

Dona de uma voz inconfundível, a cantora e compositora Giselle Couto apresentará o repertório do seu disco “Natureza”, lançado virtualmente no ano passado. Nas rodas de samba desde 2002, Gisele integra o projeto Samba de Criação e, no quintal da Casa Kubistchek, terá ao seu lado os músicos Thiago Delegado (violão), Marcelo Ricardo (bateria), Robson Batata (percussão) e Aloízio Horta (contrabaixo).

Para completar essa tríade de shows diretamente de um dos cenários mais icônicos da capital mineira para a sala da sua casa, o cantor, compositor e violonista Vitor Santana receberá o músico Sergio Santos para uma apresentação mais do que especial.

Vitor tem quatro CDs lançados na bagagem. Semifinalista do Prêmio Visa de Compositores em 2006, o artista integra o grupo Coladera, reconhecido por unir o sotaque brasileiro com as águas de Lisboa, em uma experiência com as referências dos seus companheiros João Pires e Marcos Suzano.

Para a plateia virtual desta edição do Domingo no Museu, Vitor cantará obras de Dorival Caymmi, Paulinho da Viola e composições autorais, dividindo acordes e vozes com um dos principais nomes da música feita em Minas, Sergio Santos.

Sergio já foi indicado ao Prêmio Sharp de Música; realizou turnês pelo Brasil e exterior; teve CDs lançados internacionalmente; gravou “ÁFRICO”, vencedor do Prêmio Rival-BR de 2002, como o melhor CD do ano no Brasil, com participações do UAKTI, Olívia Hime, Joyce e Lenine; foi indicado ao Grammy Latino em 2010 na categoria Melhor Canção Brasileira, e a lista é extensa.

Um domingo de muito samba para matar a saudade e marcar o reencontro com a música na Pampulha.

Sobre o Domingo no Museu

Desde 2005, o projeto Domingo no Museu, idealizado por Rose Pidner e realizado pela Veredas Produções, movimentou o auditório do Museu de Arte da Pampulha. Pelo seu palco, passaram artistas de várias cidades, de vários estilos, da canção ao instrumental. Trabalhos foram lançados, shows de grande destaque foram protagonizados, sempre acompanhados por um público fiel que aproveitava o programa musical para desfrutar, também, do cenário com vista para a Lagoa da Pampulha e todo o seu conjunto arquitetônico, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Em sua última edição física antes da pandemia, em 2019, o Domingo no Museu, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, recebeu o grupo Breque Moderno, a pianista Bianca Gismonti, o compositor e guitarrista Affonsinho e os violonistas Marco Pereira e Paulo Bellinati.

SERVIÇO

Domingo no Museu on-line – edição especial

Dia 27 de junho, às 11h

Atrações: Gustavo Monteiro convida Fernando Bento, Giselle Couto apresenta “Natureza”; e Vitor Santana em apresentação especial junto a Sergio Santos.

Transmissão via canal da Veredas Produções no YouTube: youtube.com/veredasproducoes

Edição viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult-MG)

Foto: Elcio Paraiso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.