Notícias

Museu da Moda exalta o consumo consciente e a sustentabilidade em nova exposição

A Fundação Municipal de Cultura inaugura nesta sexta-feira, dia 23 de junho, no Museu da Moda de Belo Horizonte, a exposição “Stilo Limpeza Urbana - Uma alternativa criativa para se repensar o desperdício”. A mostra apresenta 33 looks criados nas duas edições dos desfiles do “Gari Fashion”, concurso de moda realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A exposição fica em cartaz até o dia 30 de julho e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

O objetivo da exposição é trazer temas como o consumo consciente e a sustentabilidade, promovendo um debate sobre moda sustentável, incentivando e valorizando o trabalho do gari e fazendo surgir novas soluções em relação à reutilização do vestuário. A exposição estimula a reflexão sobre atitudes que façam a diferença em relação aos resíduos sólidos, desperdício, reciclagem e reaproveitamento, reforçando a ideia de que cidade limpa também é cultura. A estilista Jackeline Benfica explica que a roupa, assim como o lixo, está carregada de informações, revelando preconceitos, valores e emoções do indivíduo. “Eu não sou o que descarto; eu sou a forma como descarto”, avalia. “Como o papel, nossas atitudes também estão em movimento, flutuam e se transformam em fragmentos.”

Durante o período da exposição serão oferecidas palestras e oficinas com temas relativos à limpeza urbana. No dia 5 de julho haverá uma roda de conversa com a participação de garis que desfilaram durante o “Gari Fashion”. Eles falam sobre a experiência de usar looks que evidenciam o profissional fora do comum. Já nos dias 18, 25 e 27 de julho o Mumo promove oficinas de confecção de caixas para presentes, reutilizando catálogos e revistas. Para ambas atividades a inscrição é gratuita e deve ser feita antecipadamente pelo site www.sympla.com.br.

Gari Fashion

As peças da coleção Gari Fashion são compostas por retalhos de tecidos variados, garrafas PET, telas de construção, banners, faixas de anúncios, tampinhas de garrafas, espelho quebrado, arames e folhas usadas de caderno, papel reciclado, madeira, saco de linhagem, câmara de ar de pneus, filtro usado de fazer café, lacres de latinhas, embalagens Tetra Pak, entre outros objetos.

As roupas foram desenhadas em 2012 e 2014. O resultado foram coleções surpreendentes e modernas, que mostram o dia a dia do gari, repensam o desperdício e apresentam soluções de reaproveitamento para aquilo que seria jogado fora.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.