Notícias

Dietas e seus resultados estão em pauta no Espaço do Conhecimento da UFMG, em 24 de junho

Café Controverso: Saúde em Pauta é gratuito e discute temas polêmicos nos consultórios

Com o questionamento “A dieta em xeque: desce carboidrato e sobe gordura?", a próxima edição do “Café Controverso: Saúde em Pauta” será promovida no sábado, 24/06, a partir das 11h. Fruto de uma parceria entre Instituto Unimed-BH e o Espaço do Conhecimento UFMG, o evento contará com a participação do Dr. José de Resende Barros Neto, clínico geral e diretor científico da Sociedade Mineira de Nefrologia, e do Dr. Enio Cardillo, médico especialista em nutrologia e PhD em Bioquímica pela Tulane University (EUA), com mediação do coordenador e professor de pós-graduação da Fundação Unimed, José Ricardo de Paula Xavier Vilela.

Quase 60% dos brasileiros com mais 18 anos estão acima do peso, o que representa 82 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE. A obesidade aumenta o risco de várias doenças, além de prejudicar a qualidade de vida, sendo, por isso, importante cultivar bons hábitos e evitar o ganho de peso. E será que vale tudo para emagrecer? Será que todas as dietas conhecidas nos dias de hoje surtem o efeito desejado? Alimentar-se apenas de proteínas, reduzir o carboidrato, comer à vontade por alguns dias e jejuar por outros são algumas das mudanças de hábitos que as pessoas estão dispostas a fazer em nome de um corpo mais magro e, teoricamente, mais saudável.

Para o Dr. José Neto, por exemplo, existem dietas sérias e outras que são modismos, é preciso ter o crivo crítico para saber separar. A Low Carb, por exemplo, é indicada apenas em alguns casos devido a problemas de saúde, mas não para todos que estão saudáveis. “Nos últimos anos as pessoas se afastaram de alguns alimentos, como ovos e banha de porco, e passaram a comer farinhas, por exemplo, mas existe uma diferença entre poder comer esses alimentos e comer só isso. Existe uma lipidofobia muito grande criada há 50 anos, mas já sabemos que existe a gordura boa e a gordura ruim, ela não é a vilã. Então, acredito que a melhor estratégia alimentar seja voltar a comer comida de verdade”, diz ele.

Em voga atualmente, a dieta low carb vem encontrando espaço nos consultórios e na rotina das pessoas. Este método defende a redução do consumo de carboidratos para chegar ao peso desejado e a priorização do consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico e de alimentos integrais ricos em fibras. Sobre ela, o Dr. Enio Cardillo pontua que o excesso de proteínas animais na dieta produz diversos efeitos negativos. “Costumo brincar com meus pacientes e com os alunos que todos almejamos uma fórmula mágica que nos livre das agruras da vida. Não preconizo dietas porque ninguém faz dieta a vida toda. O tratamento mais indicado para obesidade é o cognitivo-comportamental, resumo com uma sentença simples: comer de tudo, mas não tudo. Não proíbo alimento nenhum, sugiro a restrição daqueles ricos em carboidratos, proteínas e gorduras e libero frutas e hortaliças. Para aceitar a restrição, recomendo que o paciente coma muito devagar, pouco alimento na boca, mastigar bem e soltar os talheres”, conta.

Para entender os prós e contras dessa e de outras dietas, e aproximar a discussão da população, os especialistas convidados estarão à disposição para um debate de pontos de vista e esclarecimento de dúvidas.

Café Controverso

A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.

O objetivo do Café Controverso: Saúde em Pauta, realizado em parceria com o Instituto Unimed-BH, é compartilhar com o público geral informações qualificadas sobre os temas mais levantados em consultórios pelos pacientes.

 

Foto: Divulgação / Facebook

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.