Notícias

Passeata de Combate às Drogas 26 de Junho - Dia Internacional de Combate às Drogas

Escola Estadual, em Contagem, promove passeata em parceria com a Polícia Militar para conscientizar os alunos e toda a comunidade sobre a importância da prevenção ao uso de Drogas.

Segundo dados divulgados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos são usuários de drogas ilícitas. Esta porcentagem corresponde a 243 milhões de pessoas. Outro estudo realizado pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, afirma que a maconha é a droga mais usada no mundo. A pesquisa aponta ainda a heroína como a maior causadora de óbitos no mundo.

Para lembrar esse mal social que afeta o mundo inteiro, a ONU resolveu nomear o dia 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A motivação para criação de uma data é mais um elemento de reforço desta campanha permanente, para potencializar a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para a formação de uma forte opinião pública em prol desta campanha. A intenção é estimular e encorajar as pessoas a contribuir na prevenção a este grande mau, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece a lei de drogas (11.343).

Neste sentido a Equipe da Patrulha Social da 26ª Cia, juntamente com a Prefeitura de Contagem/MG e a E. E. Francisco Firmo de Matos está convidando toda a sociedade local para assumirem o compromisso no enfrentamento e prevenção ao uso de drogas. Na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, serão realizadas de forma sistemática, ações preventivas que levantam o debate sobre o tema. O início do evento será às 9h da manhã, na Praça Iria Diniz, com Stands preventivos. As 10h terá uma passeata com 500 alunos da E.E. Francisco Firmo de Matos, com previsão de chegada à Praça Iria Diniz – Eldorado/Contagem as 10h30. Onde estão preparadas varias atividades de saúde, lazer e cultura.  

Identificando o problema

Segundo a consultora educacional Pollyanna Silva, da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) e parceira da E.E. Francisco Firmo de Matos, a ação visa fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, chamando atenção da população para os riscos do uso das drogas. Ela conta que a iniciativa surgiu após a escola identificar através do trabalho de Gestão Integrada da Educação (GIDE), por meio do indicador de Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC), alunos com desvio de comportamento em virtude do uso de drogas. “Dessa forma, a variável “Prevenção ao uso de drogas” foi priorizada e incluída no plano de ação ambiental da escola”.

Além dessa ação pontual, a consultora explica que a instituição conta também com a parceria constante e o apoio da Polícia Militar e semanalmente o grupo de alunos Jovens Pela Cidadania (JPC), se reúnem para desenvolver um trabalho preventivo do uso de drogas. “A escola possui um ambiente tranquilo e sem graves índices de violência. Por isso, é tão importante o trabalho de prevenção e conscientização”, garantiu Pollyanna.

Fonte: Pollyana Silva, consultora educacional da Fundação de Desenvolvimento Gerencial ( FDG), em Belo Horizonte - www.fdg.org.br.

 

Foto: Divulgação / Google

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.