Notícias

Estudantes brasileiros vencem competição internacional de negócios

Desafio do New York Institute of Technology faz parte do programa de Intercâmbio Virtual oferecido pela Newton Paiva durante a pandemia

Um grupo de estudantes do Centro Universitário Newton Paiva venceu a competição Global Business Students Competition, da universidade americana New York Institute of Technology, realizada em abril e maio deste ano. Os alunos da Newton superaram outras 17 equipes compostas por estudantes de diversos países no desafio que consistia em se reunir com líderes da empresa Apex Tools Group para resolver problemas de negócios do mundo real.

O desafio consistia em resolver problemas logísticos e operacionais da empresa em questão. Além de propor soluções de recursos humanos alinhadas com os objetivos da organização, o grupo da Newton utilizou a plataforma SAP HANA, que é um sistema de gerenciamento de banco de dados, para prever resultados futuros, utilizando-os como base para propor novas estratégias de distribuição e gestão de estoque.

O grupo vencedor foi composto por Amanda Serra, estudante do segundo período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Naiara Luana e Luiz Phillipe Souza, alunos do terceiro e quinto período de Odontologia, respectivamente. Para eles, participar da competição foi uma forma de aprimorar habilidades de gerenciamento e liderança.

Apesar de atuarem em áreas distintas, todos consideram o conhecimento de negócios como um diferencial importante no mercado. Além disso, eles valorizam a bagagem resultante dessa experiência internacional, e destacam ainda a interação com jovens estrangeiros como uma oportunidade de praticar outros idiomas. Além dos alunos da Newton, também fez parte do grupo o estudante australiano Allan Soo, da University of Technology Sydney.

A atividade fez parte do módulo II do curso de Intercâmbio Virtual organizado pelo Departamento de Relações Internacionais da Newton, lançado no início deste ano. Trata-se de uma parceria com a Facens, o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) e o Instituto de Línguas da Newton. Ao todo, foram 106 estudantes participantes de vários países, como Brasil, EUA, China e Índia. Pela Newton, participaram 30 alunos de diversos cursos.

O programa de Intercâmbio Virtual da Newton foi criado com o objetivo de utilizar a tecnologia para proporcionar o intercâmbio cultural aos alunos sem sair de casa. "Apesar das atividades tradicionais terem sido interrompidas em virtude da pandemia, queríamos dar continuidade na troca de experiências e enriquecer a bagagem dos estudantes da melhor forma possível", explica Leonardo Santos, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais da Newton.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE - Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU - Centro de Exercício Jurídico, NPCont - Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus - primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em https://www.newtonpaiva.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.