Notícias

Festival Meio de Campo: um encontro entre artistas da música independente de Minas

Em sua terceira edição, o festival promoverá shows inéditos com o encontro entre Luiza Brina e Makely Ka, e Jennifer Souza e Kristoff Silva

Com duas edições físicas já realizadas e sucesso de público em Belo Horizonte, o Festival Meio de Campo assume o formato on-line para promover a sua terceira edição. No dia 30 de junho, acontecerão os encontros musicais com Luiza Brina e Makely Ka, às 20h, e Jennifer Souza e Kristoff Silva, às 21h, no canal do Festival Meio de Campo no YouTube: https://www.youtube.com/c/festivalmeiodecampo..

O festival promove apresentações exclusivas produzidas especialmente para o projeto. Os artistas selecionados recebem a missão de montar um show no qual se apresentarão juntos. O resultado é sempre uma performance inédita e única.

Segundo Lailah Gouvêa, idealizadora do festival, nesta edição, além de selecionar os artistas que se apresentam juntos, também foram selecionadas as músicas do repertório. “Essa pesquisa anterior é fundamental para que o resultado do encontro seja fluído para os artistas e resulte em um show memorável para o público. Não colocamos os artistas para tocarem juntos sem direção, fazemos um trabalho minucioso costurando o encontro”, explica.

O Festival Meio de Campo é mais do que um festival de música, um projeto que tem como um de seus principais objetivos a conexão e o intercâmbio entre artistas. Na primeira edição, o projeto estreitou os laços existentes entre Juliana Perdigão e Rómulo Fróes, que logo após a participação no festival se tornou diretor musical do próximo CD gravado por Juliana. Fruto da segunda edição, o projeto propiciou o contato de grandes artistas da música de Minas com Egberto Gismonti. Atualmente, Rafael Martini faz parte da banda de Egberto. No encarte do CD “Vórtice”, recém lançado pelo compositor e instrumentista, Egberto fez uma menção ao festival, que fez um meio de campo entre os artistas e propiciou o elo existente. “Nossa missão vai além de proporcionar um show com excelência para o público, buscamos dar visibilidade e propiciar novas parcerias e oportunidades para os talentosos artistas independentes de Minas”, revela Lailah.

A terceira edição do Festival Meio de Campo é viabilizada por meio de Editais da Lei Aldir Blanc no estado de Minas Gerais.

“Acompanho o Festival Meio de Campo há bastante tempo, estive na plateia de alguns shows do festival e, nesse 2021 estranho foi super especial receber o convite para essa participação. É raro um curador conhecer não só o artista, mas, também seu repertório, costurando encontros de forma singular”, afirma Luiza Brina.

“Percebemo-nos, embora diferentes no estilo, muito alinhados internamente com o compromisso, com a preparação para o trabalho. A partir daí foi usufruir dessa sintonia, dessa afinação, e da alegria de poder celebrar, também, nossa diferença”, explica Kristoff Silva.

Pelo palco do Meio de Campo presenciamos grandes encontros como Juliana Perdigão e Rómulo Fróes, Marina Machado e Lula Queiroga, Leopoldina Azevedo e Renato Teixeira, Juliana Perdigão e Tom Zé, Rafa Macedo e Hermeto Pascoal, Alexandre Andrés e Egberto Gismonti. “Acho que o formato do festival privilegia os encontros, a troca e o intercâmbio”, revela Makely Ka.

Festival Meio de Campo

O Festival Meio de Campo, idealizado por Lailah Gouvêa, da Diversitas Produções, chega a sua terceira edição, promovendo encontros que geram shows inéditos e únicos com grandes nomes da música independente de Minas.

Serviço

Festival Meio de Campo

- Luiza Brina

Cantora, compositora, arranjadora, produtora musical e multi-instrumentista, Luiza Brina tem três álbuns lançados, o mais recente deles, “Tenho Saudade Mas Já Passou”, eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como um dos 50 melhor de 2019. Realizou turnês pelo Brasil e pela Europa. Instrumentista requisitada, acompanha Castello Branco, Maria Luiza Jobim e Julia Branco. Possui parcerias de composição com Ronaldo Bastos, Ceumar, Thiago Amud, Arthur Nogueira, Chico Bernardes, entre outros.

- Jennifer Souza

Compositora, cantora, instrumentista e produtora cultural, Jennifer Souza atua no cenário independente através do seu trabalho solo e participações em projetos coletivos como o Transmissor e, atualmente, o Moons. Seu disco “Impossível Breve”, teve relançamentos em selos da Europa e Ásia, com shows em festivais no Brasil, Portugal, França, Holanda, Coréia do Sul e Japão. Seu segundo álbum solo, “Pacífica Pedra Branca”, tem lançamento previsto para setembro de 2021.

- Makely Ka

As composições de Makely Ka podem ser ouvidas nas vozes de Lô Borges, Samuel Rosa, Titane, Ná Ozzetti, José Miguel Wisnik, entre outros. Lançou discos solo e em parcerias com nomes como Rafael Martini, assinou trilhas sonoras de dança, cinema e teatro, recebeu premiações importantes e excursionou pelo Brasil e mundo afora. Grande interlocutor da cena musical em Minas Gerais, organizou mostras e festivais, participou de curadorias, compôs textos para peças sinfônicas e camerísticas, atuou em movimentos culturais de âmbitos estadual e federal. Um artista inquieto e de muitas faces!

- Kristoff Silva

Violonista, cantor, compositor, professor e autor de trilhas para teatro e dança, Kristoff Silva é reconhecido no meio musical por sua singularidade como autor. Apresentou-se ao lado de artistas como Caetano Veloso, Elza Soares, Elomar, Zé Celso Martinez Corrêa, Ná Ozzetti, Mônica Salmaso, entre outros. Lançou três CDs e teve suas composições interpretadas por importante artistas nacionais. Foi premiado no Petrobrás Cultural, Natura Musical e Rumos Itaú Cultural.

Serviço:

Festival Meio de Campo

Dia 30 de junho

Horário:

20 horas - Luiza Brina e Makely Ka

21 horas - Jennifer Souza e Kristoff Silva

Canal de transmissão: https://www.youtube.com/c/festivalmeiodecampo

Evento gratuito

Foto: José de Holanda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.