Notícias

“Mergulho Hilda Hilst: Fico besta quando me entendem” promove encontros criativos virtuais sobre literatura, teatro em tempos digitais nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2021

De 28 a 30 de junho, às 19h30, a Rosa Produções realiza o seminário “Mergulho Hilda Hilst: Fico besta quando me entendem”, a partir da obra da escritora paulista que é considerada uma das maiores artistas da literatura brasileira. A ação faz parte do processo de pesquisa de um espetáculo idealizado pelo ator mineiro Diego Gomes, um dos fundadores da Rosa Produções com a produtora cultural Elisa de Jesus, escritora e atriz da Trupe Estrela.

A montagem tem a direção das atrizes e diretoras Cida Falabella e Ludmilla Ramalho, a partir do texto “Rútilo Nada”, de Hilda Hilst. Quem assina a direção de produção do projeto é a artista Tina Dias, atriz e integrante do Grupo Armatrux. O seminário, mais do que um bate-papo, propõe um espaço performativo e lúdico, com espaço para provocações, apresentações e leituras, e tem a curadoria de Cida em colaboração com a equipe da peça. 

O evento é um convite para navegar nas águas profundas da obra hilstiana, a partir da troca com artistas da cena, da literatura e de pesquisadoras que são inspiradas pela literatura da artista e a vivenciam como uma experiência artística e existencial. Na programação, exibida gratuitamente via transmissão ao vivo no canal do YouTube “Curadoria Hilda Hilst”, estão referências de Minas Gerais e de diferentes estados brasileiros. 

No dia 28, abertura do seminário, a conversa reúne as artistas Olga Bilenky e Daniel Mora Fuentes, do Instituto Hilda Hilst e Casa do Sol, e tem a provocação do dramaturgo e diretor mineiro Juarez Guimarães. O encontro tem o título: "Senhora HH: vida, obra e permanência" e a apresentação é de Cida Falabella. 

No dia 29, segunda noite de encontros criativos virtuais, a poeta Bruna Kalil Othero faz a provocação na troca entre as atrizes Arethuza Iemini, Glauce Guima e Luciana Veloso, que falarão sobre sua relação com a obra da escritora a partir do mote "Mulheres com Hilda: mergulhos investigativos e artísticos". Quem apresenta a conversa é Tina Dias.

Já no dia 30, encerrando o ciclo de conversas, Ludmilla Ramalho é a apresentadora e traz o ator Gabriel Castro Cavalcante, residente em Belo Horizonte, juntamente ao ator, diretor e dramaturgo paulistano Ronaldo Serruya, para compartilharem as suas experiências. Com o tema "Rútilo Nada em cena: poéticas e desafios", a provocação da noite é de Diego Gomes.

As ações do “Mergulho Hilda Hilst: Fico besta quando me entendem” ficarão registradas em vídeo no canal do YouTube da “Curadoria Hilda Hilst” e toda a produção é realizada de forma coletiva e independente. A expectativa é que o espetáculo resultante do processo estreie em 2021, de forma virtual. Mais informações nas redes sociais da Rosa Produções Culturais e do Mergulho Hilda Hilst no Instagram.

SOBRE ROSA PRODUÇÕES

A Rosa Produções Culturais surgiu da idealização de Diego Gomes e Elisa de Jesus a fim de levar ao mercado cultural produtos com qualidade técnica e artística no intuito de oferecer arte e cultura nas áreas de teatro, música e literatura, buscando as interfaces desses três campos da criação humana.

SOBRE DIEGO GOMES

Diego Gomes é ator, formado no curso profissionalizante de teatro da PUC-MG. Em 2016, estreou o espetáculo “Os Mamutes”, texto de Jô Bilac, e em 2017 estreou a montagem “Sangue no Céu Azul do País - Dráculas”, texto de Bram Stoker.  No início de 2018, participou dos cursos “Processos criativos” e “Ferramentas para o ator”, da Clementtina Plataforma de Criação. Diego atuou ainda no espetáculo “Carne e Seda”, a partir da obra “Rútilo Nada” de Hilda Hilst, que estreou em outubro de 2019 e teve sua segunda temporada na 46ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Minas Gerais no ano de 2020.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.