Notícias

Pretagonismo - Exposição da Galeria do Minas II coloca os corpos negros em evidência

A exposição apresenta os trabalhos de Gabriel Samuel Alves, artista fluminense radicado em Belo Horizonte

A primeira mostra da edição 2021 do Programa de Exposições Temporárias da Galeria do Minas II é do artista fluminense radicado em Belo Horizonte Gabriel Samuel Alves. Intitulada “Pretagonismo”, a mostra é formada por cinco séries de pinturas, totalizando 22 telas. Por causa da pandemia de Covid-19, a exposição da Galeria do Minas II será apresentada por meio de vídeo produzido pela Gerência de Cultura do Clube e disponibilizado, a partir de 5 de julho (segunda-feira), às 18h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube. Segundo o artista, a mostra “'Pretagonismo' reverbera corpos e corpas que estão no imaginário social como marginalizados, objetificados e invisibilizados, retratando o feminino, o masculino, cis, trans, não binarie, reconstruindo sentido e desvencilhando-os de representações sociais criadas por brancos para definir a negritude, emancipando esses seres de estereótipos sociais”, explica Gabriel.

As obras que compõem a exposição foram criadas ao longo de dois anos, por meio de variadas técnicas de pintura. As telas “trazem para um lugar de importância a pluralidade e a diversidade que esses corpos e corpas exibem, vistos e representados por um olhar dos seus e não por um olhar eurocêntrico e estigmatizado”, diz Gabriel. A partir de uma perspectiva ancestral, Gabriel traça o desenho de pessoas negras reais, “a fim de discorrer sobre o rompimento do elo colonial que ainda existe, bloqueando o acesso desses corpos e corpas e cerceando a diversidade e a pluralidade em muitos espaços”, afirma o artista. Sendo assim, mais que mostrar as pessoas negras respeitosamente, "Pretagonismo" tem como objetivo “informar e construir novas subjetividades e narrativas para corpos negres, além disso, procurar satisfazê-los emocionalmente e culturalmente, despertando interesse por novas experiências”, atesta.

De acordo com Gabriel, a exposição vem para alertar e conscientizar sobre as questões que aprofundam o abismo social entre pessoas de etnias distintas que fazem parte da identidade do país. “A nacionalidade brasileira, desde sua construção, esteve pautada nos mitos da democracia racial e no ideal de embranquecimento, ideologias que frequentemente sustentam práticas e discursos cotidianos, deixando em evidência um abismo entre o real e o ideal da identidade brasileira - rastros de um projeto de nação que se refletem ainda hoje”, explica. Em “Pretagonismo”, será possível ver, de forma clara, as tentativas de sucesso da estereotipização da comunidade de pessoas afrodescendentes, deixando-as invisíveis. “Durante a empreitada colonial, arbitrou-se à população negra gama infindável de estereótipos, bem como discursos na tentativa de justificar espaços de invisibilidade, exclusão e servidão a ela destinados”, observa Gabriel.

Sobre o artista

Oriundo da baixa fluminense, da cidade de Nova Iguaçu, Gabriel Samuel Alves mudou-se, em 2018, para Belo Horizonte. Formado em Design de Moda pela Faculdade Unigranrio, o artista se especializou em produção de moda no Senai CETIQT, estudou pintura pela escola de Belas Artes da Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG) e, atualmente, faz o curso de produção em artes visuais pelo CEFART. Gabriel busca inspiração na obras da artista visual Rosana Paulino, na artista plástica Renata Felinto, na performer e artista visual Ventura Profana, no grafiteiro Anderson Alves, no antropólogo, curador e crítico Hélio Menezes, no artista plástico Samuel de Saboia e nas pessoas que o rodeiam.

Serviço

Exposição “Pretagonismo”, de Gabriel Samuel Alves

Data: 5 de julho, segunda-feira.
Horário: 18h
Exibição: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com/minastcoficial). 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.