Notícias

Encontro Cultural de Milho Verde une tradição e criatividade

Encontro chega a sua 21º edição e traz programação online com o tema das Águas Vertentes, incluindo apresentações artísticas, cinema, exposições, oficinas e feira virtual

As águas vertentes do Cerrado, que alimentam de vida e esperança todo o Brasil, dão o tom do 21º Encontro Cultural de Milho Verde. Devido à pandemia, a edição será virtual e vai aconchegar casas e aquecer corações. De 16 a 25 de julho, o Encontro reúne artistas, educadores, cuidadores da vida e dos saberes tradicionais para verterem culturas e horizontes pelas janelas virtuais do planeta. Na programação, totalmente gratuita, tem apresentações musicais, oficinas, mostras de filmes, exposições e feiras. O Serro está assentado sobre imensas e importantes caixas d'águas que vertem nossos rios. Com as águas, aprendemos os tempos de recolher, cuidar e fluir. 

Este ano, a organização costurou a programação a partir da própria comunidade, destacando o encontro entre o tradicional e o criativo de Milho Verde e arredores. Milho Verde é um polo cultural da diversidade, que reúne a força dos saberes tradicionais e também agrega o trabalho criativo de várias pessoas que se mudam para a região. 

A programação musical, por exemplo, apresenta encontros entre músicos nativos e residentes na live de abertura, Vertentes, e na de encerramento, Pororoca. A Série Milho Musical também revela a diversidade desta terra. Gravada em estúdio e especialmente montada para esta edição, a série apresenta canções da memória oral e composições autorais, que possibilitam ao ouvinte mergulhar no ambiente sonoro da região. 

Várias das oficinas também serão ministradas por nativos, ligados aos saberes tradicionais, ao lado de residentes que desenvolvem trabalhos na região, na área de cultura, do meio ambiente, da saúde, da agroecologia. Outro destaque é a Série Saberes Tradicionais de Milho Verde n.4. Ela é composta por cinco pequenos documentários em que, por meio da conversa com um morador, saberes antigos se entrecruzam nas Minas profundas. Nesta edição, são evidenciados os temas da benzeção, bandeira de folia, cachaça artesanal, viola caipira e quitanda. 

Em 2021, são celebrados os 10 anos do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio. Criado por meio da parceria entre o Instituto Milho Verde, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal do Serro, o Monumento  está localizado no distrito de Milho Verde e abriga, em seus 2,2 mil hectares, belas cachoeiras e piscinas naturais, campos de sempre-vivas, lindas trilhas e esculturas do tempo nas pedras retorcidas do Cerrado.

Também teremos o IV Cine do Campo - Mostra de Cinema Brasileiro de Milho Verde, com o tema Filme no Serro, envolvendo rodas de conversa e mostra de filmes convidados filmados na região. A mostra evidencia a Serro Film Comission e a campanha Filme no Serro, lançadas em 2021 pelo Instituto Milho Verde, em parceria com a Prefeitura do Serro, com o intuito de incentivar e apoiar projetos audiovisuais que movimentem com responsabilidade a economia local e possam dar maior visibilidade às comunidades tradicionais, aos patrimônios culturais e às belezas naturais da região.

O 21o Encontro Cultural de Milho Verde, edição Águas Vertentes, tem curadoria e organização da turismóloga e produtora cultural Nivia Azevedo, da antropóloga e gestora cultural Joana Corrêa e da articuladora e produtora cultural Débora Campos, responsáveis pela programação artística e das oficinas, e ainda do cineasta e produtor audiovisual Lucas Assunção, que assina a IV Cine do Campo - Mostra de Cinema Brasileiro de Milho Verde - Filme no Serro. Os quatro são moradores de Milho Verde e  desde o início de 2020 atuam juntos na criação e gestão dos projetos do Instituto Milho Verde, instituição com vasto legado na comunidade e responsável pelos encontros culturais.

O projeto conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais.

Que possamos fluir como as águas nos encantos deste encontro de culturas!

Legado

O Encontro Cultural de Milho Verde é realizado há 21 anos e guarda um rico legado em sua trajetória. Das oficinas, nasceram iniciativas comunitárias que ganharam próprias raízes no Cerrado: uma Pharmacinha de remédios caseiros feitos a partir de pesquisa plantas medicinais de uso tradicional; a Sempre-Viva Editorial, desdobramento de oficinas literárias e de um boletim poético que incentivou jovens e adultos da comunidade a se lançarem na experiência da escrita; o grupo Bordados da Barra, da comunidade rural de Barra da Cega que hoje tem parte de sua renda assegurada pela produção e venda de produtos em tecido bordados; o coral Maria Faceira, que mudou a vida de mulheres da comunidade por meio do canto; e ainda a criação do Instituto Milho Verde a construção do Centro Cultural de Milho Verde.

Campanha de financiamento coletivo - Escola Sempre-Viva, projeto de alfabetização de jovens e adultos da Serra da Bicha e Capivari

Há muitos anos os Encontros Culturais contam com a colaboração coletiva por meio de campanhas de doação e financiamento. Este ano, o Instituto Milho Verde optou por apoiar uma campanha de um projeto social da região. Será lançada e movimentada nas redes sociais do 21o Encontro Cultural de Milho Verde, o pedido de doações à Escola Sempre-Viva, um projeto de alfabetização de jovens e adultos na Serra da Bicha e Capivari, comunidades próximas a Milho Verde, no Serro. Nas localidades moram muitas famílias que há gerações vivem e sobrevivem do Cerrado, de suas roças e da "panha" de sempre-vivas. A demanda de alfabetização de jovens e adultos surgiu dos próprios moradores dali, junto a alguns moradores do Capivari, que sentindo a necessidade de melhoria de vida, perceberam que seria fundamental o conhecimento da leitura e da escrita.  Inúmeras foram as dificuldades de acesso à escola vividas por estas pessoas. Hoje em dia, com a vida um pouco melhor, moradores se reuniram com alguns colaboradores para pensar a criação de uma turma de alfabetização, que acontecerá em um espaço da escola lá mesmo na Serra da Bicha. Em breve o vídeo e a campanha de financiamento serão publicados para movimentar esse sonho!

Sobre o Instituto Milho Verde

O Instituto Milho Verde é uma organização social formalizada em 2004 por um cordão de moradores que desejavam expandir horizontes culturais e resguardar saberes tradicionais e paisagens naturais. Desde de seus primeiros passos, realiza ações formativas permanentes e intensivas para crianças, jovens e adultos, promovendo a troca de saberes e o protagonismo da comunidade.  Em parceria com a Associação Cultural e Comunitária de Milho Verde, o IMV viabilizou também a construção do Centro Cultural de Milho Verde, com salão amplo para atividades culturais, Sala de Leitura Sempre-Viva, cozinha, Pharmacinha, e salas de uso comunitário. Em 2011, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, criou o Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, importante área de preservação das águas, fauna e flora do Cerrado. O Instituto Milho Verde conta também um núcleo de audiovisual, com ampla produção, ressaltando quatro edições da série documentários sobre saberes tradicionais e a Sorriso do Cerrado, com quatro episódios sobre o Monumento Natural. 

Serviço:

21º Encontro Cultural de Milho Verde - Águas Vertentes

Data: 16 a 25/07

Local: www.youtube.com/InstitutoMilhoVerde 

Programação gratuita

Outras informações: www.facebook.com/encontroculturaldemilhoverde/

www.instagram.com/encontroculturalmv 

Foto: Michel mechelini

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.