Notícias

Belo Horizonte recebe Simpósio Internacional de Ferrocimento

O 12º Simpósio Internacional de Ferrocimento - Ferro12 será realizado pela primeira vez na América do Sul

Entre os dias 16 e 18 de julho de 2018, será realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), em Belo Horizonte, o 12º Simpósio Internacional de Ferrocimento - Ferro12. O evento, que acontece de 3 em 3 anos, será realizado pela primeira vez na América do Sul e trará especialistas dos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Itália e Cuba.

A tecnologia é bem interessante para o Brasil por oferecer diversas vantagens, como ser sustentável, durável e de baixo custo. No entanto, apesar de utilizada no mundo inteiro desde a década de 70, ainda é pouco difundida por aqui. Sua aplicabilidade se dá principalmente na área de saneamento, recreação e desastres naturais. Em países de baixa renda, o ferrocimento é muito utilizado na construção de casas populares.

Dentre os sete palestrantes internacionais confirmados está o norte-americano, professor emérito e presidente da Sociedade Internacional de Ferrocimento (IFS) Antoine Naaman. “Hoje o ferrocimento é amplamente aceito e utilizado, como tecnologia social e de reutilização de espaços abandonados, devido ao seu baixo custo. O evento vai permitir um fórum de especialistas do mundo para compartilhar seus conhecimentos, experiência e visão, com informações atualizadas sobre o desenvolvimento e as pesquisas mais recentes e avanços na área, além de identificar lacunas técnicas e aplicabilidades. Muito importante esse Simpósio acontecer no Brasil, um país com grande necessidade de obras de desenvolvimento social e que pouco conhece dessa tecnologia”, comenta Naaman.

O Simpósio, que contará com sessões técnicas, palestras magnas, cases e visitas técnicas em sua programação, será realizado pelo Crea-Minas em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) e Sociedade Brasileira de Ferrocimento (SBF).

Foto: Sávio Nunes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.