Notícias

Massimo Battaglini recebe chef goiano para jantar a 4 mãos

Bruno Barboza trará técnica da cozinha a vácuo para menu. Neste método, alimentos são feitos em baixas temperaturas para que sejam preservados seus nutrientes e suculência

A Osteria Casa Mattiazzi recebe no próximo dia 19, quinta-feira, a partir de 20h, um jantar a quatro mãos, assinado pelos chefs Massimo Battaglini, e Bruno Barboza, que atualmente gerencia o EVO Buffet, em Brasília (DF). O menu com entrada, primeiro e segundo prato, além de sobremesa, custa R$ 139 por pessoa. Bebidas são cobradas a parte.

Essa é segunda vez que Bruno vem a BH para um jantar a convite de Massimo [a primeira foi em julho de 2016 em um jantar na Salumeria Central] e ele promete um menu no qual mesclará a culinária italiana, que é a cara da Osteria Mattiazzi, com uma cozinha mais moderna e contemporânea. “Um dos pratos que eu vou preparar, a polenta al nero di seppia grelhada com bacalbau alla veneziana e coulis de pimentão vermelho, ilustra bem essa junção do tradicional com o moderno. Esta polenta, um clássico italiano, é feita com tinta de lula, ingrediente bem moderno, que raramente é usado na cozinha”, explica o chef.

Bruno é especialista em cozinha à vácuo pela Taller de Cocina Tony Botela, na Espanha. Neste método a cocção dos alimentos é feita em temperatura mais baixa ou moderada e, consequentemente, em tempo maior. “À cozinha à vácuo é uma das grandes inovações da ciência culinária. Cozinhar em baixas temperaturas preserva as paredes celulares dos alimentos e evita que elas explodam. Assim, ele [o alimento] não perde seus nutrientes, nem a suculência”, explica o chef. Isso é possível porque a técnica amolece e hidrata os tecidos, evitando que as proteínas se quebrem e percam umidade. “Além disso, os sabores também são preservados e o cozimento é feito de forma uniforme”, completa.

O chef trará esta técnica da cozinha a vácuo para dois pratos do menu do jantar da Osteria Mattiazzi: um steak de rabo de boi e molho próprio com purê de grão de bico, castanha do Pará e ar de agrião, além de um pato confit com purê de abóbora, toque de melaço, farofa de jambu e sálvia frita serão feitos neste método. “A rabada [rabo de boi] é feita durante 12 horas. Depois desossada e cortada como se fosse uma carne, um filé. É uma novidade boa, diferente, saborosa e apresentável, que tem todos os requisitos para conquistar o paladar dos clientes. Já o pato terá a sálvia frita, erva com sabor bem peculiar e atraente. A farofinha de jambu, bem cremosa, também entra para essa lista de novidades”, revela Barboza.

Para Massimo Battaglini, que trabalha ao lado de Bruno no EVO Buffet, recebê-lo em BH pela segunda vez é a certeza de um cardápio sofisticado e que preza pelos detalhes. “É uma alegria abrir as portas da Osteria Mattiazzi para um chef tão criativo como o Bruno, sempre em busca de novas técnicas e que sabe como ninguém aguçar o paladar das pessoas com sua sensibilidade e talento. Estou otimista com esse intercâmbio Minas-Brasília que faremos em decorrência do jantar”, afirma Massimo.

Este é o segundo evento especial da Osteria Mattiazzi em menos de um mês. Em junho, a tradicional casa do bairro Santa Efigênia recebeu renomados chefs do Projeto Porcadeiros, no Sul do Brasil, para um jantar de cinco tempos, denominado “Porco e Mar”.

Menu

Entradas

Carpaccio de wagyu curado artesanalmente, legumes defumados a frio, castanha de baru e torradas da casa

ou

Polenta al nero di seppia grelhada com bacalbau alla veneziana e coulis de pimentão vermelho

Primeiro prato

Torteli de berinjela defumada, pomodoro e coalhada

ou

Risoto de lagostin com ervilha e pecorino

Segundo prato

Steak de rabo de boi e molho próprio com purê de grão de bico, castanha do Pará e ar de agrião

ou

Pato confit com purê de abóbora, toque de melaço, farofa de jambu e sálvia frita

Sobremesa

Pudim de amora e praline de nozes pecan

Sobre o chef Bruno Barboza

Natural de Goiânia (GO), Bruno Barboza é formado em Gastronomia pela faculdade Camburi, em Goiânia. Formou-se também como Chef Internacional na faculdade SENAC, em Água de São Pedro (SP), um dos centros gastronômicos mais renomados do país. Entre 2011 e 2014, Bruno morou na Espanha, onde se especializou em cozinha à vácuo pela Taller de Cocina Tony Botela. Ainda na Europa, estudou gestão e inovação em restaurantes na Basque Culinary Center. Atualmente gerência o EVO Buffet, em Brasília, onde mora com a família.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.