Notícias

O CCBB Belo Horizonte retorna as atividades presenciais; um dos destaques é a continuação da mostra ABRAHAM PALATNIK

Visitação seguirá protocolos de segurança e com limite de acessos; informações complementares através do site bb.com.br/cultura

Redescobrindo a arte Abraham Palatnik:

Após meses fechado em virtude da pandemia de Covid-19, o CCBB BH reabre ao público a partir do dia 07 de julho, quarta-feira. Um dos destaques da programação é a mostra ABRAHAM PALATNIK - A REINVENÇÃO DA PINTURA. Esta é uma ótima oportunidade para ver ou rever o trabalho do reverenciado artista, pioneiro da arte cinética no Brasil, uma vez que as visitas presenciais estavam interrompidas desde março. A exposição seguirá em cartaz até o dia 09 de agosto.

A mostra, sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, dialoga com as exposições individuais do artista, realizadas pelos mesmos curadores, respectivamente em 2013 e 2017, nos Centros Culturais do Banco do Brasil de Brasília e Rio de Janeiro. No total, são 75 trabalhos de épocas diversas, abrangendo os vários segmentos experimentados pelo artista: Aparelhos Cinecromáticos, Objetos Cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pinturas e desenhos de projetos.

“Palatnik dinamizou a arte concreta expandindo-a para além de seu campo usual e integrou-a a vida cotidiana por intermédio do design. Ao longo de sua trajetória, produziu cadeiras, poltronas, ferramentas, jogos e sofás, entre outros objetos. Sua obra habita o mundo de distintas maneiras, apontando para uma formação incessante de novas paisagens e leituras à medida que diminui, desacelera e molda o tempo. Nesta exposição reunimos todos esses momentos da obra extraordinária de Abraham Palatnik. Uma obra que oferece ao público experiências marcantes e solicita, em troca, uma entrega total”. (Felipe Scovino e Pieter Tjabbes – Curadores da mostra)

Serviço diferenciado:

A Art Unlimited, que responde pela produção e coordenação geral da exposição, colocou à disposição dos deficientes auditivos e visuais, uma série de diferenciados serviços, a saber:

- Para pessoas com deficiência visual há o serviço de áudio descrição disponibilizado para 12 representativas obras do amplo universo de Abraham Palatnik.

- Para as pessoas com deficiência auditiva foi disponibilizada a tradução em libras no áudio-guia, e no documentário sobre o artista.

- A produção colocou iPads à disposição dos visitantes com deficiência visual e auditiva.

Foto: Vagner Costa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.