Notícias

Boulevard Shopping recebe parte do acervo do Memorial Minas Gerais Vale

A próxima parada da exposição itinerante Mineiridades, promovida pelo Memorial Minas Gerais Vale, será ainda mais especial – Belo Horizonte, a casa do museu.  Desde o dia 12 de julho, o Boulevard Shopping recebe parte de algumas salas do Memorial Vale como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha, além da releitura de outras, levando para os visitantes do espaço uma nova forma de vivenciar a essência de ser mineiro.

“Mesmo o Memorial Vale estando situado em Belo Horizonte, acreditamos que é importante ampliar ainda mais o acesso da população da capital ao acervo do museu. Dessa forma, levamos este conhecimento ao Boulevard Shopping, que tem localização central e grande fluxo de visitação”, explica o gestor do Memorial, Wagner Tameirão.

Quem passar pela mostra será envolvido por memórias afetivas de Minas Gerais, por meio de sons, imagens e aromas. A exposição ficará no terceiro piso do Boulevard Shopping até o dia 6 de agosto, com visitação gratuita, de segunda a domingo, de 10h às 22h.

"É uma grande honra para o Boulevard trazer um pouco da história do mineiro e de Minas Gerais para dentro do shopping. Sempre valorizamos a cultura e esta exposição do Memorial Minas Gerais Vale vai mostrar para os frequentadores do shopping muitas riquezas e histórias do nosso povo e do nosso estado", comemora Pedro Barbosa, gerente de Marketing do Boulevard Shopping.

Teconologia para ampliação da cultura

Os visitantes também terão a oportunidade de realizar uma visita virtual ao acervo completo do museu, por meio de um totem instalado no espaço, e de conhecer mais sobre os produtos gerados pelos minérios, através de um equipamento avançado de realidade virtual. O visitante interage, em um jogo, com os processos minerários ao longo de toda a cadeia de produção do minério de ferro, principal produto da Vale, como extração e transporte ferroviário e marítimo.

Em 2017, o Mineiridades passou por Itabira, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Ouro Preto e Brumadinho. A mostra recebeu um público de mais de 5 mil visitantes individuais e 30 escolas. Também foram promovidas mais de 20 atrações culturais locais e oficinas.

Em 2018, antes do Boulevard Shopping, o Mineiridades passou por Mariana e Barão de Cocais. O cronograma do restante do ano ainda será definido.

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

Foto: Washington Alves

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.