Notícias

O Festival de Inverno de Vilas e Favelas de BH está de cara nova em sua 5ª edição

Evento contará com atividades culturais online gratuitas dedicadas ao público de todas as faixas etárias

A 5ª edição do Festival de Inverno de Vilas e Favelas, promovida pela ONG Arebeldia, está marcada para estrear neste sábado, dia 18, e será realizada pela internet, por meio de lives, vídeos e encontros. A programação terá um conteúdo diversificado e é fruto da curadoria realizada pela fundadora da associação, Danusa Carvalho.

O evento contará com 17 dias ininterruptos de atrações que abraçam praticamente todas as áreas culturais. Até 3 de agosto, crianças, jovens e adultos poderão assistir apresentações musicais, circenses, teatro, debates, oficinas de dança, gastronomia, grafite e artesanato. O festival será transmitido gratuitamente pelo Instagram @arebeldia, pelo Facebook.com/arebeldia, e pelo YouTube da produtora Casulo Cultura, responsável pela produção do Festival.

Segundo a curadoria, o desafio foi adaptar todo o conteúdo para o formato online, de uma forma interessante, principalmente para o público infantil. “A ideia é que a criançada e os pais possam aproveitar e curtir as oficinas, além das atrações circenses”, explica Danusa.

Em seu quinto ano, o Festival cresce e mostra que sua veia criativa e agregadora continua mais forte do que nunca. “É um projeto que se destaca pelo seu papel transformador e engajado por meio da realização de ações socioculturais. Democratizar conhecimento e diminuir as desigualdades sociais, estreitando o contato com a arte e promovendo a capacitação profissional das pessoas é o que nos guia”, ressalta a fundadora da Associação.

As edições do Festival de Inverno de Vilas e Favelas sempre tiveram como foco o intercâmbio cultural da comunidade com outras partes da cidade. A proposta dessa troca tem como inspiração o poema “O morro e o asfalto”, do rapper Flávio Renegado, também fundador da ONG, que incentiva a aproximação das classes sociais sem qualquer tipo de preconceito. No formato online, essa essência não mudou.

“Tivemos que nos readequar devido ao isolamento social, mas isso deu certo. Elaboramos atividades diferentes com uma linguagem atual, buscando uma aproximação da juventude, e trouxemos para a plataforma digital um número considerável de artistas, palestrantes e convidados. O desafio é grande, mas sabemos que boas ações são fundamentais neste momento de crise”, completa.

Sobre as atrações

Fim de semana de estreia (dias 18 e 19)

A 5ª edição do Festival de Inverno de Vilas e Favelas abre a sua programação no sábado, às 16h, com o coletivo Família de Rua. O coletivo, fundado em BH há 10 anos, é referência nacional no movimento de Hip-Hop, e vai apresentar a importância da cultura hip hop em uma série de vídeos. Nela, diversos artistas refletem sobre cultura, música e sociedade com relatos emocionantes de suas trajetórias de vida e profissão.

Em seguida, às 17h, será a vez do show online da cantora e compositora Manu Dias ir ao ar. A artista trará canções do seu primeiro álbum homônimo. Nascida em Ouro Preto, ela é figura marcante na cena do samba mineiro e cada dia mais faz crescer seu público e seu canto.

Já no domingo, dia 19, às 10h, o festival fará um painel virtual com o tema “Juventude Congadeira na Universidade”, abordando assuntos como: tradição, negritude e apagamentos identitários nas universidades. Essa conversa contará com os jovens congadeiros da cidade de Uberlândia:

• Hemilly Maria (Guardiã do Estandarte do Moçambique Estrela Guia, estudante do curso Técnico em Alimentos – IFTM);

• Kaderson Robson (Caixeiro do Moçambique Estrela Guia, estudante do curso de Educação Física);

• Marcelo Luiz (Capitão do Terno M. Estrela Guia, estudante do curso Administração).

Terá também a medição do educador Fabiano Maranhão e comentários da presidente dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, Iara Aparecida Ferreira.

Ainda no domingo, às 16h, haverá um talk show ao vivo com o poeta, cantor, violonista e produtor cultural Makely Ka, e com o poeta, intérprete e compositor Coral. Eles cantarão músicas autorais e vão trocar ideias sobre identidade de gênero, música e cultura, tendo a participação do público que poderá enviar perguntas.

Confira agora como a programação completa será organizada, de acordo com os dias da semana:

Segunda-feira
Painéis de debate ao vivo - Empreendedorismo Cultural

Toda segunda-feira, a associação fará uma live com grandes representantes do mercado mineiro e nacional para debater diferentes temáticas culturais e socioculturais.

Horário: 11 horas

Terças-feiras
 

Oficina de confecção de bonecas

Com essas vídeo-aulas, os alunos aprenderão o passo-a-passo de técnicas para a criação de bonecas artesanais, desde o início até o acabamento do produto. A intenção é que as pessoas descubram habilidades e consigam ter uma fonte de renda-extra com o seu novo aprendizado.

Horário: 16h

Oficina de Percussão

Às terças, o reconhecido percussionista e pandeirista Marcos Suzano ministrará encontros virtuais em que ensinará os conceitos básicos e a fundamentação para tocar uma série de instrumentos musicais. As vídeo-aulas serão gratuitas e dedicadas a músicos amadores e semi-profissionais.

Horário: 19h

Quartas-feiras

Oficina de confecção de bonecas

Na quarta, também será dia de aprender novos passos da confecção desse brinquedo. Será um conteúdo e tanto!

Horário: 16h

Quintas-feiras
Por onde estão os grafites e seus atores e artistas.

Quem curte arte urbana e tem interesse em conhecer mais a cultura, suas trajetórias e curiosidades não pode deixar de participar dessa atividade. Serão 3 vídeos que o publico vai poder entender mais desta arte e sua irreverencia.

Horário: 17h

Sextas-feiras

Sextou

Sexta será dia de “Sextou”! A ONG organizou uma programação especial que trará show musicai (sex às 22h),do grupo Samba da Vera (25/07, às 21h), 19h).

Nesse dia, o circo também chega trazendo toda a sua magia. O público de todas as idades poderá conferir apresentações do Circo Marimbondo, com o espetáculo “Clubinho da Esquina”.

Sábados

Oficina de gastronomia infantil e encontros inéditos no formato Talk show, (programação a ser definida).

Nesse dia, terá programação online para toda a família, revezando-se os temas das atividades. Além da oficina de gastronomia infantil, que ensinará aos pequenos receitas fáceis e divertidas, o público poderá conferir shows de Teló Borges e Cláudio Venturini; Coral e Nath Rodrigues; e Makely Ka e Jennifer.

Domingo

Palestras do Família de Rua e apresentações de hip hop

Descansar que nada! No domingo, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura hip hop com o grupo Família de Rua e terá oficinas para aprender novos passinhos de break e aprimorar os movimentos.

Sobre o Festival de Inverno de Vilas e Favelas

O Festival nasceu em 2016 por meio da ação do coletivo de voluntários da ONG Arebeldia e se destaca por ser o único festival de inverno assumidamente periférico do estado. Além disso, esse é o primeiro ano que a iniciativa foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura. Nos outros anos, as edições foram apoiadas por parceiros, por meio de trocas de experiências, provocando o encontro entre as classes sociais.

Sobre a Arebeldia

A Associação AREBELDIA CULTURAL foi fundada há 11 anos na comunidade Alto Vera Cruz pelo rapper e ativista Flávio Renegado e pela produtora cultural Danusa Carvalho. A associação tem como objetivo incentivar a educação, a formação profissional e a participação comunitária de pessoas de baixa renda expostas às vulnerabilidades relacionadas às condições de moradia, baixa escolaridade e acesso restrito ao mercado de trabalho. Conheça mais sobre a história e os projetos no site: https://www.arebeldia.org.br/

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.