Notícias

SetraBH realiza levantamento da operação do Sistema de Transporte Coletivo por ônibus da capital

Dados destacam ocupação de passageiros nos veículos por viagem realizada

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), realizou na semana passada um levantamento para acompanhar a evolução do sistema durante as restrições para enfrentamento da Covid-19, em Belo Horizonte.

Dados levantados entre os dias 5 e 11 de julho, constatou que na média as linhas da capital estão transportando números inferiores de passageiros (sentados e em pé), ofertados pelos veículos, que oferecem diferentes configurações de capacidade (veja quadro).

No período da pesquisa, foram realizadas 12.433 viagens, transportando 476.898 passageiros. A ocupação média por viagem foi de 38 passageiros para 48 lugares ofertados nos veículos. Fazendo um recorte nas operações nas faixas de pico, de 5h às 9h e de 16h às 20h, foram transportadas cerca de 300 mil pessoas em mais de 7 mil viagens, com ocupação média de 41 pessoas, número inferior às 48 vagas de média ofertadas por veículo.

O SetraBH destaca que todas as ações e estudos de demanda, para serem assertivos, dependem da ajuda de toda a população. As pessoas podem colaborar evitando as aglomerações nas Estações BHBus e pontos de ônibus ao longo da cidade.

Para evitar a lotação de algumas linhas, principalmente no horário de pico, a recomendação é para que o passageiro realize sempre a sua viagem de forma segura, utilizando a ocupação determinada pelo decreto lei para o modelo do ônibus. Para isso, aguardar a chegada de um veículo com vagas é fundamental para seguir viagem com segurança.

Outra recomendação importante para quem vai descer do coletivo nas plataformas das Estações, é de aguardar sentados o desembarque de passageiros em pé, evitando assim aglomerações com o ônibus ainda fechado.

E não esquecer, sempre utilizar máscara de proteção, fazer uso de álcool em gel para higienização das mãos e usar o cartão BHBUs para pagar a passagem. O cartão BHBUs identificado pode ser adquirido gratuitamente nos postos de venda do Transfácil – Rua Aquiles Lobo, 504, no bairro Floresta. Dessa forma o passageiro evita contato com notas e moedas e combate a disseminação do coronavírus.

SINAL DE ALERTA – CUSTO DE OPERAÇÃO

ÓLEO DIESEL

Ponto de preocupação das empresas, tem sido o aumento constante do óleo diesel, que representa 25% de custos de operação do Sistema de Transporte Coletivo por ônibus em Belo Horizonte.

De maio até a primeira quinzena de julho, o aumento médio foi de 17,10% no preço do insumo. O impacto na operação do sistema, que vem convivendo com prejuízos acima de R$ 70 milhões por mês, representa aumento de 4,28% nos custos.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.