Notícias

Festival Inverno Estelar vai projetar palavras de luta por diversos edifícios de BH

Em tempos que devemos ficar em casa, a luta para dar vozes as inquietações, insatisfações e gritos por justiça, a forma de se manifestar teve que sair das ruas e escalar prédios e estampar monumentos. O Festival Inverno Estelar, evento do Espaço Comum Luiz Estrela, que teve início na sexta-feira (24) e vai até dia 1 de agosto, entre as mais de 60 atividades, o evento vai contar com uma Manifestação Virtual e Projetada levantada por várias organizações de luta da cidade. Serão realizadas projeções em cinco pontos estratégicos da capital no domingo (26), às 19h30 e transmitido pelas redes do Coletivo. Simultaneamente na mesma live será lido, ao vivo, por representantes das lutas, um Manifesto Comum construído coletivamente.

O vírus não vai calar a arte! Olhe da sua janela, quem sabe você não encontra uma dessas projeções? Convidamos as pessoas para que se encontrar as imagens fotografe e mande sua imagem para as redes do Espaço. As projeções contam com uma equipe de coletivos e artistas com experiência no rolê e espalhados por BH (Espaço Comum Luiz Estrela, Mofuce, Angola Janga, Kilombo Souza, Povos Indígenas em Belo Horizonte e região metropolitana, Aura de Luta , Ed Marte, Coletivo Galla, Blocos de Carnaval de luta, Academia Transliteraria, Movimento dos Trabalhadores rurais sem terra, 8 de Março Unificado, Associação horizontes agroecológicos, Ocupação Pátria Livre, Brigadas Populares, Movimento de Libertação Popular- MLP, Levante Popular da Juventude, Kasa Invisivel)

O objetivo é que mesmo dentro de casa as palavras de resistência voem e iluminem a cidade, sanando assim um pouco da vontade de estar nas ruas gritando nossa luta. O público poderá interagir na live comentando, enviando fotos das projeções e compartilhando pelos 4 ventos!

Essa é uma alternativa que o Espaço Comum Luiz Estrela se propõe a experimentar, diante das condições em tempos de pandemia e ameaça à democracia e liberdade de expressão, considerando as ferramentas que temos nas mãos. Por isso convidamos, convocamos, cantamos, tocamos tambor e fazemos sinal de fumaça para todas as pessoas que assim como nós, está sentindo a necessidade de extravasar esta sensação de opressão que nos persegue.

As projeções vão acontecer nos seguintes pontos: Avenida Afonso Pena ao lado da Garagem São José, rua da Bahia próximo ao Maletta, rua Tupinambás em empena virada para a avenida dos Andradas, rua Monte Alegre esquina com avenida do Contorno e na rua Plombagina 152 - empena do Colégio Batista.

TRECHO DO MANIFESTO

AQUI ESTÁ UM MANIFESTO COMUM PROJETADO, QUE BUSCA Se fazer memória entre tempos, frestas e muros. Queremos ver e sermos vistas, escutar e também dizer, pois acreditamos na resistência do que fica a margem, dos excluídos, das diferenças. Acreditamos no poder da pluralidade e do multicultural. Continuamos na busca por valorizar a memória e a história, mas nos abrimos para receber o futuro que se mostra agora! Somos Ocupações, Quilombos, Coletivos. Somos Luta, indígenas-futuristas, afro-tecnológicos, LGBTQIA+, permacultura-urbana, somos palco e somos tela, somos voz, Carnaval, somos roda, Rua, Bloco, prosa, carta, livro, imagem e projeção. Buscamos a conexão, o encontro e as visitas. Seguimos na missão de descobrir e experimentar novas ferramentas para continuar na luta, e nos mantermos juntes mesmo que distantes fisicamentes.

CAMPANHA DE APOIO AO LUIZ ESTRELA E ARTISTAS

O Inverno Estelar quer levar arte e cultura para a casa de cada pessoa e mudar o olhar e os aspectos diante desse momento difícil, especialmente com a relação à cultura e ao patrimônio, visando dar as mãos mesmo que a distância aos artistas que estão sofrendo na pandemia. Por isso, o Coletivo abriu uma vaquinha para ajudar os participantes do evento. Serão destinados 70% para os artistas e os outros 30% serão destinados a manutenção do Espaço Comum Luiz Estrela, que também necessita de apoio para dar continuidade a reforma e a manutenção do casarão patrimônio histórico tombado. Quem puder contribuir basta acessar o site www.evoe.cc/luizestrela. Apoiar a arte é dar novos rumos a partir do agora.

REDES SOCIAIS LUIZ ESTRELA

Instagram: @espacoluizestrela

Facebook: www.facebook.com/espacoluizestrela

Youtube: www.youtube.com/c/EspaçoComumLuizEstrela

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.