Notícias

Entidades do setor de celulose e papel se unem para lançar campanha inédita

Conceito quebra modelo tradicional de comunicação do segmento e lança ação disruptiva para o setor valorizar seus atributos socioambientais; Em Minas Gerais, campanha ganha força com suporte da AMIF

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), que representa o segmento de base florestal no Estado, se juntou a outras 14 entidades para colocar em ação uma campanha inédita, que envolverá toda a cadeia de celulose, papel e embalagem de papel. O objetivo é impulsionar os benefícios socioambientais do setor e de seus produtos. Assinam esta força conjunta seis entidades nacionais e mais nove associações estaduais.

Com o mote #SouMaisPapel, foram desenvolvidos materiais para Facebook, Instagram (feed e Stories) e Whatsapp em 12 diferentes temáticas, como clima, água, energia, sustentabilidade, biodiversidade, entre outros. O diferencial da campanha é a comunicação provocativa, a fim de atrair a atenção do público por meio do inusitado, lançando mão de recursos surreais.

“Pela primeira vez se unem em uma campanha de comunicação 15 entidades da cadeia produtiva que tem como base as árvores cultivadas para fins industriais.  Este é um setor que dialoga com o futuro e constitui importante ferramenta para o combate dos impactos das mudanças climáticas. Seus produtos são opções relevantes para a demanda de consumidores preocupados com a sustentabilidade e que buscam produtos de base renovável, recicláveis, biodegradáveis e muitas vezes compostáveis”, afirma Paulo Hartung, presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Com atuação alinhada à bioeconomia e com investimentos em  ciência e tecnologia, o setor já vislumbra novos usos da celulose na indústria farmacêutica, química e até mesmo têxtil. “Hoje a viscose já é uma alternativa, mas, em breve, haverá ainda mais opção vinda da madeira que revolucionará este mercado”, completou Hartung.

A cada semana será abordado um tema com diversos materiais de suporte, como cards, gifs, vídeos para as mídias sociais e artigos dos representantes das entidades para as mídias tradicionais e canais institucionais, como LinkedIn. O envolvimento das entidades participantes contribuirá para levar a mensagem a um público amplo.

“É uma campanha inédita, que representa um passo importante para o nosso setor,  que, entre outras vantagens, cumpre importante papel social, ambiental e econômico, na medida em que refloresta áreas degradadas; contribui para manter a disponibilidade da água e nutrientes do solo; ameniza a pressão sobre as florestas naturais, oferecendo madeira renovável e de qualidade e, ainda, proporciona a inclusão social”, pontua Adriana Maugeri, presidente da AMIF.

Liderada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e apoiada pela AMIF, a campanha também conta com o suporte da Abigraf (Associação A Associação Brasileira da Indústria Gráfica), ABPO (Associação Brasileira de Papelão Ondulado), ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), ANAP (Associação Nacional dos Aparistas de Papel) e Two Sides. Junto a elas, outras nove associações representativas estaduais massificarão as mensagens regionalmente. São elas: ABAF (Associação Baiana de Empresas de Base Florestal), ACR (Associação Catarinense de Empresas Florestais), Ageflor (Associação Gaúcha de Empresas Florestais), APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), Arefloresta (Associação dos Reflorestadores do Mato Grosso), Cedagro (Centro de Desenvolvimento do Agronegócio), Florestar (Associação Paulista dos Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas) e Reflores MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).

Sobre a AMIF

A AMIF representa a indústria de base florestal de Minas Gerais. São empresas que cultivam árvores de várias espécies com a finalidade de oferecer madeira para o mercado de forma renovável e sustentável. A grande maioria destas florestas possuem certificações internacionalmente reconhecidas que atestam esta sustentabilidade do seu manejo e origem. A madeira cultivada é utilizada principalmente para produção de painéis, pisos laminados, lápis, madeira serrada, madeira tratada, carvão vegetal, celulose. São produtos e subprodutos que estão presentes na vida 100% dos brasileiros, oferecendo bem-estar, conforto, higiene e praticidade. Hoje, a entidade defende as causas e direitos deste setor, trabalhando a favor do desenvolvimento e competitividade desta agroindústria e dos produtores florestais, responsáveis por produzirem um dos materiais mais nobres e limpos que a sociedade dispõe: a madeira. Este setor alimenta uma vasta cadeia de valor, gerando empregos, oportunidades de renda e valor nas áreas rurais e benefícios socioambientais.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.