Notícias

33 anos do N'ZINGA Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte MG

N’ZINGA – Coletivo de Mulheres Negras 33 anos de Resistência contra toda forma de discriminação e opressão

Fundado em 1987, em Belo Horizonte/Minas Gerais, o NZINGA Coletivo de Mulheres Negras é uma organização feminista negra que luta contra todas as formas de discriminação, opressão racial e de gênero. Busca alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das mulheres negras e suas famílias na sociedade, através da mobilização, organização e incidência publica e política.

Surgimos dispostas a enfrentar várias questões sociais que impactam diretamente em nossas vidas enquanto Mulheres negras, tais como: menor salário; menor acesso aos bens e serviços públicos; os mais baixos níveis de formação; celibato involuntário; chefias das famílias pobres; maior índice de desemprego e miséria; e muitas outras desvantagens que não são contempladas nas bandeiras de luta dos movimentos sociais.

A mobilização comunitária; o resgate e o incentivo à valorização dos saberem tradicionais e ancestrais; o fortalecimento do protagonismo social e político das mulheres negras; a saúde da população negra; os direitos sexuais e reprodutivos; o enfretamento ao racismo, sexismo e lesbofobia; além da luta permanente por uma educação para a diversidade, é a sustentação dos trabalhos desenvolvidos como prioritários para o combate ao racismo no N’zinga.

Ao longo de 33 anos, nos organizamos nos seguintes programas:

· Programa de combate ao racismo: Enfoque principal na denúncia e monitoramento do Racismo Estrutural, Ambiental, Religioso e Escolar. Além da luta para a garantia dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais das Mulheres Negras.

· Programa de Saúde da Mulher Negra: Enfoque nos Direitos Sexuais e Reprodutivos, e na saúde mental, por entender o racismo, acrescido ao sexismo, um fator preponderante na

saúde mental e no adoecimento da população negra. Valorização na Filosofia Afro centrada do Auto Cuidado e do Bem Viver das Mulheres Negras.

· Programa de atenção à violência racial e de gênero: Ações permanentes para as Mulheres Negras em Situação de violência doméstica. Ainda que sejamos as quem mais denunciamos a violência, somos as maiores vitimas do femicidios, da violência física, psicológica, sexual e material. Busca especializada para fortalecer parcerias com órgãos públicos, é fundamental nesse programa, além de formação sobre como e quando romper o silêncio diante das violências.

· Programa de capacitação em desenvolvimento, políticas públicas e garantia de direitos: Articulação de fortalecimento institucional aos variados grupos de Mulheres negras em MG, como as Atingidas por Barragens, Quilombolas, Canastreiras, Gerazeiras e tantas outras. Ações de Incidência políticas para Mulheres Negras disputarem Eleições. Que possam estar capacitadas, representando as mais diversas Identidades/Comunidades, afinadas com a pauta nacional das luta das Mulheres Negras em espaço de poder – Contra o racismo, o seximo, pelo Bem viver.

Em Tempos de Pandemia

· Devido à pandemia do COVID19, que atinge diretamente as famílias negras, a partir de articulações e trabalho em rede, já distribuímos cerca de 500 cestas básicas, kits de higiene e limpeza e máscaras. A distribuição tem contemplado mulheres quilombolas, mulheres negras solo que ficaram desempregadas, mulheres negras que não conseguiram receber o auxílio emergencial e mulheres negras atingidas por barragens.

E neste Julho das Pretas desafiador, o N’ZINGA Coletivo de Mulheres Negras, com resistência a autocuidado celebra seus 33 ANOS. “Combinaram de nos matar, mas combinamos de não morrer”.

Sustentadas por pilares afrodiasporicos, comemoramos a resistência e denunciamos o racismo, através de:

· NOSSA ANCESTRALIDADE: àquelas que vieram antes e virão depois de nós. A comida, o estarmos juntas, a partilha, as heranças das misturas, dos cheiros, dos sabores:

LANÇAMENTO DO PRATO N’ZINGA 33

O quê: Nossa Irmã Chef Kelma Zenaíde da Kitutu Gourmet

Quando: Dia 25 de Julho Dia Internacional das Mulheres Negra Latina Caribenha

Onde: Instagram: @nzinga2020 e @amnboficial

Facebook : https://www.facebook.com/nzingacoletivodemulheresnegras

· NOSSA ORALIDADE: através da Palavra, somos orientadas, educadas e fortalecidas. Para nós a palavra é sagrada. Tem poder,tem sentido, tem intenção, tem identidade, tem força, transformação.

O quê: Nossa Irmã ‘ Griota ‘ e Makota Cássia ( Quilombo do Manzo) - Contação de histórias da Rainha N’zinga e de Nossa Referência Iansã ( Dono do Fogo e dos Ventos)

Quando: 27/07/2020

Onde :@nzinga2020

Facebook : https://www.facebook.com/nzingacoletivodemulheresnegras

· NOSSA RELIGIOSIDADE: Orixás, Inquices, Encantados, Entidades que nos sustentam e fortalecem, reafirmamos a necessidade do autocuidado e proteção, juntamente com as ervas, essências, memórias afetivas e o poder das misturas:

LANÇAMENTO PATUÁ N’ZINGA

O quê: Nossa Irmã Bruxa Cristiane Felipe – pela Velejo Aromoterapia.

Quando: 29/07/200

Onde: @nzinga2020

Facebook : https://www.facebook.com/nzingacoletivodemulheresnegras

· NOSSA RESISTÊNCIA: Assim as plantas, as águas, o fogo, a terra, historicamente, nós mulheres negras, buscamos estratégias de sobrevivência pra nós e os nossos. Resistimos às muitas dores, violências e desigualdades. Permanecemos de pé, lutando pelo direito a VIDA. Assim como as “Suculentas” que, com pouca água, buscam outras formas de sobreviver, garantindo sua beleza e diversidade:

LANÇAMENTO TERRARIO RESISTÊNCIA N’ZINGA

O quê: Nossa Irmão Juliana Silva da Com Vida

Quando: 30/07/2020

Onde: @nzinga2020 @comvida_suculentas

Facebook : https://www.facebook.com/nzingacoletivodemulheresnegras

· NOSSA REPRESENTAÇÃO POLITICA: Nosso corpo, nossa voz, nossas vivências expressa na força política de Mulheres Negras:

Mapeamento das candidaturas negras nos municípios de MG para as eleições 2020

O quê: Visibilidade, rodas de conversas, elaboração de Plataformas Políticas, debates, ferramentas de Comunicação, financiamentos, rumo a vitória de mulheres negras no poder executivo e legislativo em MG. Consolidação de Pacto Político para garantia de direitos da população negra. Serão realizadas lives de bate papo com estas candidatas através do FanPage https://www.facebook.com/nzingacoletivodemulheresnegras .

abaixo link para preenchimento do questionário do Mapeamento das candidatas negras de MG. https://docs.google.com/forms/d/1TpsMkkXuvg3LP0HO0CkQiisVrfpBlNqJalKb9smWU6k/edit?ts=5f1072ae

Quando: Durante todo o mês de Julho e Agosto

Onde: [email protected]

Não chegaríamos até aqui se não fossem nossos grandes apoiadores e parceiros. Gratidão!

Foto: Arquivo Facebook

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.