Notícias

Edição especial do Sindicato do Blues terá show e aulão de blues dance na próxima segunda-feira

Workshop passará pela história cultural e musical do gênero e a banda Regali Blues fará um passeio pelos grandes clássicos do gênero

A Casa do Jornalista abre as portas para uma edição especial do Sindicato do Blues. Na próxima segunda-feira (14), véspera de feriado em Belo Horizonte, o único projeto permanente dedicado ao gênero e aos músicos locais se junta ao coletivo Manifesto 1 para promover uma noite-tributo ao blues e suas técnicas de dança.

De 19h às 21h, acontece o workshop, que será uma introdução ao blues dance e terá música ao vivo, possibilitando um link da dança com a teoria musical do blues. O coletivo Manifesto 1, que conta com os professores Guilherme Veras e Luiza Alvarenga, irá passar pela história cultural e musical do blues para resgatar sua ancestralidade e origem. Portanto, a aula terá uma parte teórica, com vídeos e demonstrações ao vivo, e também prática. Será introduzida a base que se tem dançado o blues atualmente e dará possibilidades de improvisação nas músicas.

A partir de 22h, a Regali Blues, liderada pelo vocalista e guitarrista Rafael Regali, sobe ao palco da Casa do Jornalista com o melhor repertório dos grandes clássicos do blues, mostrando uma influência direta de mestres como William Bell, T-Bone Walker, Screamin' Jay Hawkins e Blind Lemon Jefferson, entre outros.

O SINDICATO DO BLUES


Idealizado e produzido pelo jornalista Bruno Mateus, o projeto pretende divulgar a efervescente produção blueseira de Belo Horizonte realizando shows mensais e encontros entre bandas na Casa do Jornalista. A estreia do Sindicato do Blues aconteceu em dezembro de 2015, com show da banda Audergang e convidados. Já passaram pelo palco do projeto nomes como Affonsinho e Radioblues, Shello & LoBo Blues Band, O Elemento Blues, The Deal Blues Band, Alexandre Araújo, Doctor Ray! Band, Bulldose, Guto Grandi&Sérgio Geleia, Gustavo Fofão&Patrick Blancos, Machaka Blues, BlackTrack Blues, Auder Jr & Blues Friends, Black Blues, Nomad’s Blues e Pocket Band.


Manifesto 1 – manifestodadanca.com/

Manifesto 1 é um coletivo de artistas que tem como objetivo propiciar uma visão mais abrangente das infinitas interfaces entre as Artes Cênicas e a Música, em suas manifestações contemporâneas. O coletivo foi fundado por profissionais dos principais centros de referência em dança e artes de Minas Gerais, para fomentar o aprendizado e intervir de maneira acessível a diversos públicos.

Guiados pela inquietação em criar um movimento de resgate a arte como linguagem, hoje seu repertório possui a consultoria de importantes profissionais e contato direto com outras linguagens, compondo assim um trabalho de estética única.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.