Notícias

David Tygel, diretor musical e integrante do Boca Livre, participa de oficina de Trilha Sonora

Coordenada por Elza Cataldo na Casa da Economia Criativa do Sebrae, a oficina de Trilha Sonora é direcionada a músicos, produtores, diretores e estudantes.

A cineasta Elza Cataldo convida, neste mês de agosto, o músico, cantor, compositor, produtor musical, arranjador e professor, há mais de quarenta anos no mercado, David Tygel, para a oficina de Trilha Sonora, que faz parte do projeto Filme Escola. A oficina será realizada entre os dias os dias 22 e 25 de agosto, das 13h às 17h, na Casa da Economia Criativa do Sebrae. Com ela, o projeto Filme Escola segue com a capacitação e troca de saberes em várias áreas do audiovisual e já contou com a participação de nomes importantes do cinema brasileiro, como a figurinista Beth Filipecki e o diretor de arte Oswaldo Lioi.

Durante os encontros, o tema Trilha Sonora será apresentado por David Tygel, que há mais de vinte anos dedica-se à composição para cinema, tendo trabalhado com Walter Salles, Sérgio Rezende, José Joffily, Hugo Carvana, entre outros. Ao longo da oficina, serão abordados: o processo de criação de trilha sonora para um filme, estudo de exemplos de trilhas musicais inesquecíveis e a análise da composição de uma trilha e seus desafios. O filme “As Órfãs da Rainha”, da diretora Elza Cataldo, será utilizado como exemplo prático da oficina.

David Tygel é fundador e integrante do grupo vocal Boca Livre, juntamente com Maurício Maestro, Zé Renato e Claudio Nucci, tornando-se uma referência no panorama musical brasileiro. Tygel é também reconhecido pelo seu trabalho como diretor musical no cinema com inúmeros prêmios de festivais no Brasil e no exterior, destacando-se, por exemplo, como ganhador de cinco Kikitos de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado e o Prêmio de Música Original do Festival de Gijón, na Espanha, em 1987. Sua filmografia abrange mais de trinta longas-metragens, entre eles: O Homem da Capa Preta, Lamarca, Quase Nada e A Child From The South, de Sérgio Rezende; Espelho de Carne, A Cor de Seu Destino, O Homem Nu, Apolônio Brasil, Campeão da Alegria, de Hugo Carvana; Leila Diniz e For All – O Trampolim da Vitória, de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz; Redescobrimento, Si Tu Vas à Rio… tu meurs, O Homem que Pode Voar, Dois Perdidos Numa Noite Suja e Quem Matou Pixote?, de José Joffily.

Elza Cataldo é diretora, produtora e roteirista. Formada em Cinematografia pela Universidade de Nanterre e Doutora pela Sorbonne, França, foi também professora e pesquisadora pela Universidade Federal de Minas Gerais. Exibidora de cinema em Belo Horizonte. Consultora do ISVOR/FIAT sobre o tema Storytelling. Palestrante e professora da Fundação Dom Cabral sobre estruturas narrativas. Consultora do Programa Bahia Criativa (Minc/Secult) para desenvolvimento de roteiro. Consultora da Casa da Economia Criativa/ SEBRAE para projetos audiovisuais.

Além de produzir e dirigir os filmes da produtora Persona Filmes, como "Vinhos de Rosas" e "O Crime da Atriz", coproduziu os filmes de longa metragem “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, e “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein. Foi ainda coordenadora do Laboratório CINEPORT de Roteiros e hoje é líder do Núcleo Criativo de roteiros da produtora Brokolis do Brasil.

Foto: Facebook

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.