Notícias

Dia Nacional do Patrimônio Cultural será celebrado na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG, realizam no sábado, 19 de agosto, evento especial na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. A atração, que dialoga diretamente com a exposição Rusá, selecionada na edição 2017 do Edital de Ocupação de Fotografia da FCS, celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário do Serro como Patrimônio Cultural Municipal. Integrantes do Congado do Serro também participarão da atividade.

A exposição também receberá a palestra e roda de conversa Fotografar para aproximar, aproximar para fotografar: memória, patrimônio cultural e fotografia, mediada por Ariel Lucas Silva. Nela, Tiago Aguiar apresenta o projeto RUSÁ e convida os congadeiros a compartilharem suas experiências e memórias como parte da comunidade do Serro.

Mostra de queijos artesanais e café da manhã com congadeiros integram a programação nas iniciativas “Comida e Cultura” e “Queijo e Patrimônio Cultural”, organizadas por Márcia Nunes, do tradicional restaurante Dona Lucinha; Grizielle Campos, da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural do Serro; e Túlio Madureira, fazendeiro e produtor do Queijo do Gir.

RUSÁ - Primeira individual de Tiago Aguiar, a exposição Rusá é um mergulho no sincretismo religioso do povo do Serro. Dois recursos imagéticos, a fotografia em retrato e o selo postal, registram o congado, uma das tradições culturais mais expressivas do povo mineiro, e revelam os rostos e os nomes daqueles que mantêm viva uma celebração que atravessa os séculos.

A expografia de Rusá remete ao pequeno estúdio montado por Tiago enquanto fotografava personagens da festa no Serro. No percurso expositivo, o visitante se depara com três paredes, com fotografias dos dançantes com a indumentária típica do Congado, em expressões de cansaço e êxtase. No sentido oposto às fotografias, estão as imagens da série Lá du Rusá, um desdobramento da exposição, com imagens em formato de selos dos dançantes do congado, só que, desta vez, em situações cotidianas.

A exposição segue aberta a visitações até 26 de agosto (sábado). Nesse período, o público também pode conferir o trabalho do Coletivo Família de Rua, em Duelo de MCs - Uma década ocupando as ruas. A mostra registra os dez anos de um dos eventos mais tradicionais em Belo Horizonte: o Duelo de MC’s.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.