Notícias

Festival traz para BH recorte da cena teatral do Distrito Federal

Os teatros Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado recebem a programação de espetáculos. Todas as apresentações têm entrada gratuita

Até o dia 27 de agosto, Belo Horizonte recebe o Festival do Teatro Brasileiro - FTB, que traz para a cidade uma importante seleção das artes cênicas produzidas no Distrito Federal. Com apoio da Fundação Municipal de Cultura, os espetáculos que compõem o festival têm apresentações nos três teatros públicos municipais: Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado. Todas as apresentações têm entrada gratuita. A programação completa do festival está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Além dos espetáculos, o Festival também realiza na capital mineira uma série de atividades: ações de formação de estudantes da rede pública municipal, encontros, oficinas e residência artística. “Reencontrar o público belo-horizontino, agora apresentando a Cena Distrito Federal, é motivo de muita felicidade! Encontros que renovam nossas forças, em um momento de grave crise em nosso país, são a forma de resistência do Festival do Teatro Brasileiro”, destaca o idealizador do Festival, Sergio Bacelar.

Nesta edição, o Festival do Teatro Brasileiro apresenta 12 espetáculos, que passam por diferentes linguagens do teatro e da dança, para o público adulto e infantil, indo da acrobacia aérea ao teatro para bebês, por exemplo, e discutindo questões políticas urgentes da sociedade contemporânea, como o racismo e a transexualidade. “Quando se pergunta quais foram os critérios para escolha de uma Cena a resposta nunca vai satisfazer a quem a faz. Sigo a ideia de oferecer um painel vasto e complexo do que se produz num estado. Sem deixar de lado o crítico me coloco no lugar do espectador que vê em festivais como este a oportunidade de ver o diferente, o novo, e não o mesmo do mesmo. A ideia é surpreender. Levar a este público qualidade e novidade. A Cena poderia ser muitas, várias. Há trabalhos de grupos permanentes, encenadores de prestígio, espetáculos consagrados. Espero ter conseguido uma Cena Distrito Federal marcante ao escolher espetáculos mais recentes em detrimento dos consagrados sucessos de público”, comenta o curador do Festival, Guilherme Filho.

Sobre o Festival do Teatro Brasileiro:

Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999, o evento chega a Belo Horizonte em 2017, trazendo na mala o que de importante está sendo feito no Distrito Federal em artes cênicas. Tendo como característica intrínseca, o caminhar, o andar, o viajar, o FTB segue levando o panorama cênico de um estado brasileiro a outro. Em edições anteriores, o festival promoveu a aproximação dos pernambucanos e sergipanos. Levou ao Distrito Federal a cena teatral dos gaúchos, mineiros, baianos e pernambucanos. Os gaúchos também foram ao encontro dos goianos, assim como cearenses ao de capixabas e mineiros. Os paranaenses receberam os mineiros e se encontraram com os gaúchos e paulistas. E os baianos, que já trocaram com os pernambucanos, maranhenses, acreanos, capixabas e paulistas.

O Festival do Teatro Brasileiro ocupa um espaço na ação de complementação de política de estado. Ele vem sendo considerado um formato renovador para os festivais, pois é construído por quem vai e quem recebe. E por deixar legados e boas lembranças. Em 16 anos de trajetória, já foram apresentadas as cenas Baiana, Cearense, Pernambucana, Mineira, Gaúcha, Paranaense e do Distrito Federal para 14 estados e DF: São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Goiás. O FTB já realizou 631 apresentações de 179 espetáculos selecionados, com público superior a 245 mil espectadores. Um total de 44.900 crianças e jovens da rede pública de ensino participou gratuitamente dos programas educativos promovidos; cerca de 2.090 pessoas frequentaram as oficinas e ao longo das dezesseis edições do projeto foram gerados mais de 2.350 empregos temporários.

Foto: Thelma Mello

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.