Notícias

Academia Mineira de Letras realiza a palestra “Gráfica literata: interseções entre literatura e artes gráficas”, com os artistas Marcelo Drummond e Marconi Drummond

DIA 29 DE AGOSTO, ÀS 20H, PELO PROGRAMA CASA DA PALAVRA

No dia 29 de agosto, às 20h, na Academia Mineira de Letras acontece a palestra “Gráfica literata: interseções entre literatura e artes gráficas”, com o artista gráfico Marcelo Drummond e o artista visual Marconi Drummond. O evento faz parte do programa Casa da Palavra-Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

No evento, a dupla de artistas pretende relatar experiências fronteiriças, que gravitam entre a literatura e as artes gráficas. Projetos autorais como as exposições “Daquilo que é próprio” e “Absurdos: Murilo Rubião 100 anos” serão apresentados e confrontados, articulando zonas de contato entre a curadoria, o livro, a poesia visual e as artes gráficas.

Marcelo Drummond é artista gráfico e professor da habilitação em Artes Gráficas do curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro-fundador do laboratório Piracema de Design, núcleo que desenvolve estudos sobre a relação entre arte, design e artesanato, associado à cultura visual e material brasileiras. Tem sua participação em várias exposições e recebeu os prêmios: Bienal Íbero-americana (2013), 51º Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro (2009) e Prêmio Internacional e Poesia Visual Joan Brossa, Barcelona (1999).

Marconi Drummond é artista visual e curador. Possui graduação e mestrado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como curador do Museu de Arte da Pampulha, foi superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade em Itabira e é sócio-diretor da Cápsula Cultura, agência dedicada ao desenvolvimento de projetos culturais, curatoriais e de design. Já recebeu os seguintes prêmios: 51º Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro (2009), VI Bienal de Santos, (1997); Salão de Arte Paranaense, (1996), 7º Salão Nacional de Arte Universitária, UFMG, (1989), Bolsa Ivan Serpa, Funarte/Inap, (1988).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.