Notícias

Casa Fiat de Cultural traz o Coral Sesiminas no programa "Música na Capela"

Um dos corais mais tradicionais de Belo Horizonte apresenta obras do repertório clássico e popular neste domingo (20/08)

Neste domingo, 20 de agosto, das 11h às 12h, o Coral Sesiminas se apresenta mais uma vez, no programa Música na Capela, que há dois anos traz corais e orquestras de câmara à Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, e encanta o público com apresentações mensais, sempre aos domingos pela manhã. Sob regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond, o coral traz repertório diversificado, com destaque para a música clássica e popular. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).

 

A primeira parte da apresentação é formada, principalmente, por música erudita dos séculos XV ao XX. O programa é aberto com a obra sacra Domine Jesu, de Manoel Dias de Oliveira, compositor mineiro do período colonial, e passa por outras célebres composições do gênero, como Ave Maria, de Tomás Luis de Victoria, Alleluia, de Randall Thompson, e Ária da Suíte nº 3, de Johann Sebastian Bach.

 

A segunda parte do programa destaca músicas da tradição popular. Do folclore brasileiro serão interpretadas Samba Lelê e Coco Peneruê, e do folclore estrangeiro serão apresentadas Opa-opa (com arranjo de Marco Dusi), da Ilha de Páscoa, na Polinésia, e Nigum, de Israel. Também será interpretada uma importante composição do estilo Negro Spiritual, herdado dos escravos nos EUA, de caráter religioso:Climbin’ up the mountain.

Iniciado em 2015, o “Música na Capela” busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, com apresentações gratuitas de experientes músicos e repertório que inclui composições eruditas e populares. A atmosfera intimista e a excelente acústica da Capela de Santana completam a experiência que encanta espectadores de todas as gerações. As próximas apresentações do “Música na Capela” serão nos dias 17 de setembro (Coral Coro de Cobras), 22 de outubro (Coral Musicanto) e 12 de novembro (Grupo de Câmara Sesiminas).

O programa “Música na Capela” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction e Banco Safra, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Maestro Marco Antonio Maia Drumond

Nascido em Belo Horizonte, Marco Antonio começou a estudar música, aos cinco anos de idade, com a educadora Célia Flores Nava. Em 1960, ingressou no curso fundamental de violino da Universidade Mineira de Arte – hoje, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) –, onde frequentou a classe do professor Gabor Buza. Em 1974, foi admitido no curso de graduação em Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudando sob a orientação do maestro Arthur Bosmans. Paralelamente, continuou o curso de violino com seu antigo professor.


Em 1981, obteve bolsa do governo polonês e seguiu para Varsóvia, onde realizou curso de pós-graduação em regência sinfônica e operística na Academia de Música Frederyk Chopin, estudando sob a orientação do maestro Henryk Czyz. Em 1983, em Weimar, frequentou curso de regência sinfônica com o maestro Kurt Mazur. De volta ao Brasil, assumiu, em 1986, a direção artística do Madrigal Renascentista e organizou a Orquestra de Câmara Sesiminas, da qual é regente até os dias hoje. Retornou à Polônia em duas oportunidades para dirigir orquestras como as Filarmônicas de Walbrzych (1986) e de Szczeczyn (1992).

Coral SESIMINAS

Um dos mais antigos e tradicionais corais de Belo Horizonte, o Coral SESIMINAS carrega uma história que permeia a própria tradição coral do estado de Minas Gerais. Desde a sua fundação em 1953, o Coral atua no cenário artístico-cultural, desenvolvendo, em especial, um primoroso trabalho de formação de público para a música.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

Foto: Ignácio Costa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.