Notícias

Cores, sons e sabores do oriente no Centro de BH

Belo Horizonte recebe mais uma vez o mais antigo festival cultural/religioso do mundo com música, dança, gastronomia e muita alegria

Maior festival cultural/religioso anual da Índia, reconhecidamente o mais antigo da humanidade, o Festival da Índia Ratha-Yatra acontece em Belo Horizonte no próximo dia 26 de agosto, sábado, às 10h, com procissão saindo da Praça Sete em direção ao Parque Municipal, onde, ao lado do Teatro Francisco Nunes, diversas atrações culturais acontecem até 16h, com entrada gratuita.

Procissão

Original da cidade de Jagannatha Puri, na Índia, o Ratha-Yatra reúne cerca de oito milhões de pessoas todos os anos em sua cidade de origem, numa procissão na principal avenida da antiquíssima cidade. Ao som de cantos devocionais e mantras milenares, puxando um carro decorado, tendo como passageiros Deidades ancestrais, o festival celebra a diversidade e a possibilidade de um reencontro amoroso com o Divino. Em Belo Horizonte, os participantes poderão ter experiência semelhante, em uma réplica do que acontece há muitos milhares de anos.

Festival no Parque

Em frente ao Teatro Francisco Nunes, estão confirmadas diversas atrações culturais, incluindo música, mantras, yoga, bharatnatyam (dança clássica indiana), um espaço destinado às crianças, além da tradicionalíssima culinária indiana vegetariana. Cerca de mil refeições gratuitas serão servidas pelo programa Alimentos Para a Vida, maior cadeia de distribuição de alimentos vegetarianos do mundo, com intensa atuação em áreas de conflito ou desastres naturais.

Na música, destaque para a banda Vrindavan, que tem viajado pelo país apresentando uma releitura dos estilos indianos mesclados à música brasileira, e os mestres de bhakti-yoga, Purushatraya Swami e Chandramukha Swami, que já lançaram vários álbuns com clássicas canções em bengali, mantras em sânscrito e música indiana fundida com ritmos brasileiros. Outras atrações musicais, com diversas participações especiais, também estão na programação.

O Bharatnatyam - dança clássica indiana - estará muito bem representado por uma das maiores representantes do estilo na América: Kamalaksi Rupini. Professora autorizada por grandes mestras da Índia, está sempre na Ásia aperfeiçoando suas técnicas e fazendo apresentações em grandes e tradicionais festivais de dança indiana como convidada principal.

História no Ocidente

Trazido ao Ocidente por Srila Prabhupada, mestre espiritual fundador da ISKCON − Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna, maior instituição filosófico-religiosa de origem hindu do ocidente, popularmente conhecida como Movimento Hare Krishna, que completou 50 anos de fundação em 2016, o Ratha-Yatra foi realizado pela primeira vez fora da Índia na cidade de São Francisco, nos EUA, em 1968. Hoje, o dia da realização deste primeiro festival é feriado municipal no município californiano. Após este pontapé inicial, o Ratha-Yatra passou a ser feito nas principais cidades do mundo, como Moscou, Paris, Londres, Madri, Budapeste, Roma, Amsterdã, Zurique, Buenos Aires, Lima, Sidney, Melbourne, Adelaide, Calcutá, Dehli entre outras, além de diversas cidades norte-americanas, em especial Nova York, onde reúne anualmente cerca de 20 mil pessoas em Manhattan. Sempre no principal local da cidade, como em BH.

No Brasil, o Ratha-Yatra acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Pindamonhangaba (SP), Paraty (RJ), Ubatuba (SP), Caruaru (PE), Recife, João Pessoa, Fortaleza e Campina Grande, na Paraíba.

facebook.com.br/iskconbelohorizonte

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.