Notícias

Cia de Dança Sesiminas comemora a Pampulha com Poutpourri de Clássicos e Contemporâneos

Em apresentação gratuita, no sábado, dia 27 de agosto, grupo se apresenta na praça em frente à Igrejinha da Pampulha

Para celebrar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Pampulha, a Cia de Dança Sesiminas preparou um pot-pourri de clássicos e contemporâneos, a ser apresentado neste sábado, dia 27 de agosto, às 15h, na Praça Dino Barbieri, onde está localizada a Igreja São Francisco de Assis. O grupo, que conta com 13 bailarinos em cena, apresentará trechos de clássicos de repertório como “Nápoli”; “O Mercador”, de O Corsário; “Los Cuatro Majos” e “Grand pas de deux”, de Don Quixote; “Pas-de-trois”, de O Lago dos Cisnes; “Dança Árabe”, de O Quebra-nozes; além de trechos contemporâneos “Comigo” e “Aroma”, do coreógrafo cubano José Antônio Ramos, e Abstraction e Iskiá, do primeiro bailarino Tauler Abrão. A apresentação é gratuita. 

“A ideia foi criar um espetáculo para o espaço público, que pudesse agradar a todos. Algo leve, alegre, vivo e que apresente à plateia as várias formas da dança.  Por isso, a escolha pelos clássicos de repertório e trechos de dança contemporânea”, explica a ensaiadora da Cia. de Dança Sesiminas, Carol Pagano. 

Os grupos artísticos do Centro Cultural Sesiminas integram a programação das comemorações pela nomeação do Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), como Patrimônio Cultural da Humanidade. Elaboradas por meio de parceria entre o Sesi MG e a Fundação Municipal de Cultura, as atrações são diversas e se estendem ao longo de todo o mês de agosto.

Segundo a gerente do Centro Cultural Sesiminas, Karla Bittar, é única a oportunidade de festejar uma conquista tão importante para a história de Belo Horizonte e do Brasil: “A parceria com a Fundação Municipal de Cultura é fundamental, pois nossos grupos artísticos estão tendo a honra de celebrar um título tão significativo para os mineiros, que destaca a modernidade do conjunto arquitetônico da Pampulha”.
 

Cia de Dança Sesiminas

A Cia. de Dança Sesiminas foi fundada em 1990, quando da inauguração do Centro de Cultura “Nansen Araujo”, compondo-se de um grupo de jovens bailarinos brasileiros de formação clássica, sob a direção da maitre e coreógrafa Cristina Helena. A Cia., então adotada pelo Sistema FIEMG, passou a traçar um perfil inédito no País, seguindo a imagem dos “Ballets Jovens” Europeus. Possuidora de um trabalho de pesquisa, resgatou o que de mais precioso há no Repertório Clássico acadêmico, refletindo, através do alto nível artístico, técnico e cultural da melhor safra de seus jovens talentos, um trabalho de primeiro mundo.

Sua principal tarefa é o compromisso educativo público e a formação profissional dos elementos selecionados para tal, levando a tradicional arte da dança ao espectador, independente da classe social, e a lugares que desconheciam tais obras. Numa função desbravadora, é hoje a única Cia. de Ballet Clássico a atuar sob a tutela de um Centro de Cultura e do Sistema FIEMG. Através de suas apresentações em canteiros de obras, centros esportivos e de lazer, creches, escolas do Sistema FIEMG e Sindicatos, proporciona ao público das classes operária, estudantil e comunidade em geral, oportunidades de enriquecer com o que há de mais belo e histórico do movimento bailado, sendo um veículo artístico para o público carente de informação cultural.

Foto: Guto Muniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.