Notícias

HIATO ARTEMOVIMENTA completa 3 anos na capital mineira

Primeiro de Setembro é o Dia do Bailarino(a) e também mês em que a HIATO ARTEMOVIMENTA comemora 3 anos promovendo muitos trabalhos e pesquisas de dança, movimento, arte na capital mineira.

Hiato, um espaço, ideia ou escola?! “Me arrisco a dizer que os três”. Diz Deborah Lopes, diretora da HIATO ARTEMOVIMENTA. 

A HIATO, nasce da intenção de estabelecer um lugar que acolha e possibilite corpos dispostos, a dançar! A dança ainda é estereotipada, restritiva e limitada, são muitas camadas. O acesso mantém para uma minoria que fica submetida a filtros que elegem privilegiados e “padrões”.

“Eu quero um lugar que tenha outros corpos que não somente os eleitos por uma indústria cruel. Me interessa ao construir um espetáculo, pensar o elenco de  linha de frente, trabalho com arte e um dos meus papéis é trazer pontos que precisam ser acertados, dançar é também um ato político. A conta chegou e eu quero estar em dia com minha parcela. Tem bastante tempo que cansei do mesmo. Enquanto HIATO eu questiono, quem minha dança alcança estando na zona Sul. Quem tem condições de atravessar a cidade, atravessar o medo de não ser aceite, de estar "velho demais", com peso x ou y. Quem tem condições emocionais de atravessar os próprios muros, para se permitir dançar, que seja uma duas vezes por semana?!

Meados de 2019 reavaliei a HIATO enquanto negócio e entendi que era momento de mudança. Repensei o formato da escola que até então, tinha sede própria. Ao final do ano, estabeleci que trabalharia a HIATO enquanto uma ideia de escola, que estaria em diferentes espaços. Mal sabia eu que viria uma pandemia que afetaria diretamente o setor das artes. Enquanto artista, bailarina e diretora de uma escola de dança não convencional, entendo que a  pandemia chega e potencializa o que já estava difícil. Com todos os percalços, tem sido um tempo de valorizar ainda mais a proposta da HIATO, hoje através das aulas onlines,  vejo que a dança chega nas casas na qualidade de um fôlego em meio ao caos, aulas de danças que são encontros virtuais, momentos de leveza, atividade física, uma oportunidade de elevar os níveis de serotonina, descontração, e respiro.

Tem mais de 8 anos que eu tive a sorte de me unir a amigos que são parceiros de trabalho, para construir em Belo Horizonte, uma proposta onde o foco são pessoas adultas. Atualmente continuo através da HIATO com a parceria de  Tulio Cassio, Luciana Lapér, Bárbara Maia, Cristhyan Pimentel, Bárbara Veronez, Luana Magalhães e Leonardo Gutemberg... Jovens bailarinos, professores e pensadores do movimento. Nas modalidades de Ballet adulto, iniciante, básico, intermediário e avançado, dança contemporânea, MEU ( Movimentos Experimentais Urbanos), Jazz, Show Style ( uma vertente de danças urbanas, Stiletto), Flamenco.

A Hiato tem um trabalho com crianças que oferece ferramentas com o objetivo de potencializar a capacidade da criança de adquirir recursos para acreditar nela e consequentemente se divertir enquanto aprende determinada técnica de dança. Essa equipe já esteve maior e muitas professoras e professores deixaram sua contribuição.

Nesse mês de aniversário de três anos, meu desejo é que a dança seja um direito de todes, todas e todos. Enquanto HIATO, quero poder existir para expandir minhas possibilidades de acolher corpos dispostos a Dançar.”  - Deborah Lopes Diretora e professora da HIATO ARTEMOVIMENTA.

Instagram: @hiatoartemovimenta

Facebook: @hiatoartemovimenta

 Foto: Julia de Assis 

 

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.