Notícias

Evento discute como ecossistemas de inovação estão se preparando para aumentar a competitividade

eias da Inovação abre inscrições para novo debate on-line nacional; iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações incentiva o empreendedorismo

O projeto Teias da Inovação MCTI segue com sua agenda de eventos gratuitos on-line amanhã (9). Desta vez, pautado pelo tema “Organização, funcionamento e replanejamento dos ecossistemas brasileiros de inovação para competitividade global”, o programa abre espaço para o debate sobre o presente e futuro das operações e das organizações dos ecossistemas nacionais de inovação. A conversa irá abranger a necessidade de uma reformulação para uma nova realidade de mundo, tanto em termos de estrutura, comportamento, expectativa da sociedade e um novo cenário de competitividade global. O evento tem abrangência nacional, ou seja, qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: www.teiasdainovacao.com.br.

Entre os palestrantes estão Rafael Lucchesi: economista, desde 2011 exerce o cargo de diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI); Daniel Moczydlower, formado em Engenharia Química e desde 2010 também atuando como membro do Conselho Consultivo do PMI/Rio de Janeiro e CEO e Head de inovações da Embraer Sistemas; e Andrea Soares, Diretora de Marketing e Inovação da Oxiteno, com sólida experiência na Indústria Química e Expertise em Derivados de EO.

O mediador será Roberto dos Reis Alvarez, Diretor Executivo da Global Federation of Competitiveness Councils (GFCC), organização multi-stakeholder sediada em Washington, DC (EUA) e representada em 30 países. Ele também é senior fellow no Global Policy Institute da Queen Mary University London (QMUL) e possui doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Foi treinado em Qualidade e Produtividade pelo Japan Productivity Center (Tóquio, Japão) e cursou o Graduate Studies Program (GSP) da Singularity University, no Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Mountain View (Califórnia, EUA).

Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), participa do evento: “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável", afirma.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico), o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e a ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas abordados estão: transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento.

“A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Edições anteriores

O projeto teve sua sétima edição on-line, no dia 25 de agosto, com o tema “Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”, o evento focou na cidade de Jaraguá do Sul (SC). A sexta edição on-line foi no dia 18 de agosto. Com o tema, “Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”, o evento focou na capital amapaense. A quinta edição on-line foi em 06 de agosto. Com o tema “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”, o programa teve abrangência nacional. Anteriormente, na edição on-line do dia 21 de julho, com o tema “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”, o programa, focou no município de Juazeiro do Norte (CE). A terceira edição on-line foi também de abrangência nacional, realizada no dia 7 de julho, com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”. O segundo evento transmitido pela web foi em 18 de junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). A estreia no formato on-line foi duas semanas antes, em 4 de junho, com o tema nacional “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”. Os eventos on-line somaram mais de mil inscrições e chegaram a mais de 110 cidades brasileiras. Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas: “Communities Meeting - Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together - Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.