Notícias

Centro Cultural UFMG realiza roda de diálogo ao vivo sobre fotografia e política

Na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021, às 19h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube uma roda de diálogo ao vivo com o tema “Territórios vizinhos: fotografia e política”.

Na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021, às 19h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube uma roda de diálogo ao vivo com o tema “Territórios vizinhos: fotografia e política”. A conversa reúne o fotógrafo e artista visual Gilvan Barreto e a professora e pesquisadora Daniela Bracchi, com mediação de Eduardo Queiroga, professor e fotógrafo. A proposta é unir a prática artística com a reflexão através de um diálogo aberto e leve, partindo de aspectos observados na obra do artista, como o processo criativo, os variados suportes e suas temáticas.

A live é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, com transmissão ao vivo pelo YouTube, viabilizando interação através de perguntas e comentários. O encontro faz parte do projeto Bordas de Imagem, uma série de rodas de diálogo mediadas pelo professor e fotógrafo Eduardo Queiroga, que buscam abordar questões contemporâneas da fotografia, partindo de articulações entre o fazer artístico e a pesquisa acadêmica, atravessando fronteiras, contrabandeando ideias, abrindo fissuras entre prática e teoria.

Sobre os convidados:

Gilvan Barreto é fotógrafo e artista visual. Seu trabalho foca em questões políticas, sociais e ambientais. Tem seis livros publicados e foi vencedor dos Prêmios Brasil de Fotografia (em 2017 e 2014), Marc Ferrez (2014), Conrado Wessel de Arte (2013), Pierre Verger (2017) e foi selecionado pelo programa Rumos, do Itauì Cultural, em 2018 e 2014. Eì diretor do documentário Prelúdio da Fúria, de 2016, e codiretor de Novo Mundo (2020), websérie e curta-metragem sobre violência de Estado e racismo.

Daniela Bracchi é docente dos cursos de Design e Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisa narrativas fotográficas no laboratório de fotografia da referida universidade (Fotolab-UFPE/CAA). É mestre em semiótica pela PUC-SP e doutora em semiótica pela USP, com sua pesquisa sobre a fotografia contemporânea brasileira.

Territórios vizinhos: fotografia e política
Roda de diálogo ao vivo com Gilvan Barreto, Daniela Bracchi e Eduardo Queiroga
Data: 15/09/2021
Horário: 19h30
Local: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Aberta ao público

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.