Notícias

COMPANHIA CIRQUE ÉLOIZE (CANADÁ) APRESENTA ESPETÁCULO INÉDITO EM BELO HORIZONTE

Referência do circo contemporâneo mundial, cia canadense apresenta pela primeira vez seu mais novo espetáculo, “Cirkopolis”, que une circo, música, dança e teatro

Os canadenses da Companhia Cirque Éloize estão de volta ao Brasil trazendo, pela primeira vez, “Cirkopolis”, espetáculo aclamado pela crítica e inédito no país, que mistura circo, música, dança e teatro. A montagem chega a Belo Horizonte no dia 20 de setembro, com única apresentação no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 20h30. Ícone da arte circense contemporânea, a companhia se caracteriza pelo talento plural de seus artistas e pela qualidade dos números que apresenta. Informações e ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br

“Cirkopolis” é o nono show em turnê da companhia Cirque Éloize e se desenrola no coração de uma cidade aparentemente rígida e imponente, onde engrenagens gigantes e portais escuros simbolizam um mecanismo que esmaga a individualidade. A turnê brasileira do Cirque Eloize é mais uma realização da Gaia Produções Artísticas, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com produção nacional da Dell’Arte Soluções Culturais e produção local da Pólobh, tem patrocínio nacional da Sulamérica, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e parceria estratégica com o Jornal O Tempo e Rádio Super Notícia, promoção exclusiva da Rádio Alvorada e apoio da HBA, Sou BH, Viver Brasil e apoio cultural da Fundação Clóvis Salgado.

Sobre o espetáculo

A montagem de “Cirkopolis” conta com um palco extremamente criativo, além de uma trilha sonora original e projeções especiais de vídeo. Doze acrobatas e artistas multidisciplinares se rebelam contra a monotonia, se reinventam e desafiam os limites da cidade fabril. Em um mundo onde a fantasia provoca a realidade, o véu do anonimato e da solidão é erguido e substituído por rajadas de cor. “Cirkopolis” transporta os artistas e espectadores entre sonho e realidade com uma corrente ininterrupta de acrobacias, música, imagens e desenhos altamente gratificantes aos olhos.

“’Cirkopolis’ foi idealizado como um meio termo entre imaginação e realidade, entre individualidade e comunidade, entre limites e possibilidades. O espetáculo é conduzido pelo impulso poético da vida, pela destreza física do circo e pelo seu humor, ao mesmo tempo sério e descontraído. Entrar em “Cirkopolis” tem tudo a ver com se deixar levar e permitir que a esperança te mantenha em cima”, explica o diretor artístico e codiretor de Cirkopolis, Jeannot Painchaud.

Desde que o espetáculo iniciou a sua turnê, em setembro de 2012, ele recebeu avaliações empolgantes do público e da crítica. O New York Times escreveu: “Não há nenhum [espetáculo] mais bonito [que Cirkopolis]”, enquanto o New York Post escreveu: “Extraordinário! Existe o circo e existe o Cirque Éloize. Eles estão em um nível bem acima”. Perez Hilton disse: “Se Christopher Nolan dirigisse um circo, seria o CIRKOPOLIS. Genioso. Sexy. Todos deveriam ver!” e a Montreal Gazette descreveu assim: “Cirkopolis é uma maravilha. Isso já era esperado, já que é uma criação do Cirque Éloize”. Quando o espetáculo visitou a Europa, as avaliações foram igualmente entusiásticas, com o The Stage escrevendo: “Uma produção impressionantemente coerente. Bem mais do que simples entretenimento!” e concluindo: “Eletrizante, dramático, surpreendente e fascinante. Simplesmente um sonho”.

“Cirkopolis” leva a assinatura do diretor artístico do Cirque Éloize, Jeannot Painchaud, e de Dave St-Pierre, que também é coreógrafo. O espetáculo conta ainda com cenários de Robert Massicotte, música de Stefan Boucher, acrobacias de Krzysztof Soroczynski, figurinos de Liz Vandal, iluminações de Nicolas Descoteaux, vídeo-projeções de Robert Massicotte e Alexis Laurence e maquiagem de Virginie Bachand. Renald Laurin é consultor de dramaturgia, Emmanuel Guillaume, coordenador artístico, e Jonathan StOnge, o produtor executivo.

A Companhia Cirque Éloize

Com um papel central na renovação das artes circenses, o Cirque Éloize cria espetáculos plenos de mágica e emoção desde 1993. Sempre em busca da perfeição, a companhia é uma das líderes na arte circense contemporânea. Graças ao talento multidisciplinar dos seus artistas, o Cirque Éloize inova através de teatralidade e humanidade, combinando circo com música, dança e teatro de maneira original.

O nome Éloize significa “carregado de energia”. A expressão vem do dialeto acadiano, falado nas Ilhas Madalena, no estado canadense do Québec, de onde vieram os primeiros integrantes do grupo.

O Cirque Éloize possui dez espetáculos próprios e já contabiliza mais de 4 mil apresentações em 440 cidades de mais de 40 países diferentes. A companhia já participou de inúmeros festivais internacionais, além de apresentações na Broadway, em Nova York, e no West End, em Londres. O Cirque Éloize também desenvolve espetáculos especiais para eventos internacionais. Até hoje, mais de 1300 eventos receberam o Cirque Éloize.

 

Ministério da Cultura e Sulamérica Seguros apresentam

CIRKOPOLIS – COMPANHIA CIRQUE ÉLOIZE

Incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apresenta: Sulamérica Seguros (Patrocínio Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura)

Media Partner: Jornal O Tempo e Rádio Super Notícia

Promoção Exclusiva: Rádio Alvorada

Apoio Cultural: Fundação Clóvis Salgado

Apoio: HBA, SouBH e Viver Brasil

Produção Local: Pólobh

Produção Nacional: Dell’Arte Soluções Culturais

Realização: Gaia Produções Artísticas , Ministério da Cultura e Governo Federal, Brasil – Ordem e Progresso

Foto: Patrick Lazic

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.