Notícias

Itabira recebe Festival de Gastronomia e Arte Tropeira

Proposta do projeto é reunir e promover chefs de culinária e produtores que destaquem a gastronomia como cultura

A cidade de Itabira, na região Central do estado, recebe no dia 29 de setembro, sábado, de 12h às 22h, a primeira edição do Festival de Gastronomia e Arte Tropeira. O evento, com entrada franca, é organizado pelo restaurante Salumeria Central, de Belo Horizonte, e encerra a Semana do Turismo de Itabira. A programação acontecerá na Rua Tiradentes, no centro, e contará com shows, feira de produtores, comidas típicas, cerveja artesanal, drinks especiais, espaço kids e acampamento tropeiro mirim. A proposta do projeto é reunir e promover chefs de culinária e produtores que destaquem a cultura tropeira enquanto atrativo turístico e patrimônio cultural de Minas Gerais e a gastronomia como cultura no estado.

Serão convidados chefs renomados e cozinheiros tradicionais que irão apresentar pratos clássicos e releituras da culinária tropeira, como carne de lata com fubá suado, fogo de chão, torresmo, feijão tropeiro e muito mais.

Entre as atrações já confirmadas estão duas oficinas gastronômicas gratuitas, destinadas a profissionais interessados no setor de alimentos. Elas serão ministradas pelos chefs Ana Motta (Salumeria Central - BH) e Américo Piacenza (Cantina Piacenza - BH) e acontecem no O Tonel (Rua Padre Olímpio, 144 – Centro/Itabira), às 15h. As vagas são limitadas. A inscrição será realizada no local, no dia 29/09, a partir das 12h. Mais informações pelo [email protected]

Sobre a chef Ana Motta

 

A frente da cozinha da Salumeria Central desde 2014, a chef Ana Motta é responsável por deliciosas receitas servidas na casa como o sanduíche de porchetta com alface e maionese caseira, a porção de bolinhos de maçã de peito e o mexido com linguiça, costelinha defumada, ovo, feijão, couve e torresmo. Além de ser especialista em embutidos e carne de porco, Ana se declara uma fiel apaixonada pelos aromas da cozinha italiana.

Sobre o chef Américo Piacenza

 

O chef Américo Piacenza foi criado na cozinha tradicional da família italiana. Apaixonado pela alquimia da culinária, foi se tornando explorador da cozinha nacional e internacional. Fazem parte de sua formação a passagem por estabelecimentos no Brasil, Itália, Chile e na França, onde estudou e trabalhou por 2 anos. Mas o mais notável é o prazer que dedica às suas criações.

Programação

12h – Abertura da Feira de Produtores:

- Restaurante Salumeria Central: mexidão, porchetta, Gnocchi de ragu de linguiça e "folha de cá" e a Tábua Tropeira, composta de queijos selecionados pelo jornalista gastronômico Eduardo Girão acompanhados de embutidos da Salumeria.

- Toca do Tigre (Itabira): torresmo, porco de lata com fubá suado e frango de lata.

- Sabores de Minas: pastel de angu e pernil, bolinho de mandioca (O Tonel) e tropeiro (Chef Americo Piacenza)

- Fogo de Chão: costela, leitoa e legumes na brasa

- Cervejaria Ayres (Itabira)

- Cachaçaria Mala Testa

- Serra dos Alves: produtos da roça

- Sorvetes Salada

- Drinks Salumeria: spritz aperol, caipivodka, caipirinha

- BH Wine: espumante, vinho branco, tinto e rosé

- Terra Nossa: agricultura familiar (biscoitos, mel, doces, pães)

• 12h – Abertura da Rota Tropeira: cenário lúdico e de interação para crianças, exposição sobre as histórias e hábitos do universo tropeiro, organização de uma Tropa Mirim (com mulinhas para as crianças montarem)

• trajeto: Praça Eurico Camilo/Batistinha/Praça Eurico Camilo

• 12h – Abertura do Espaço Kids: brincadeiras, sorvetes, sucos, doces e acampamento tropeiro

• 12h - Dj Ibituruna (Coletivo Altamente)

• 15h/15h30 - Aula show com chef Americo Piacenza: tropeiro (O Tonel)

• 16h/16h30 – Aula show com Chef Ana Motta (O Tonel)

• 16h/18h30 – DJ

• 18h30/19h – Lavadeiras de Ipoema e Estaladores de Chicotes

• 20h – Projeção mapeada “Os Tropeiros”, na fachada do casarão do CCAA

• 20h15/21h45 – Show Samba na Sola

• 22h - Encerramento

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.