Notícias

Série Manhãs Musicais da FEA apresenta: Noctuidae, Noctuoidae recital de flauta com Marina Cyrino e convidados

30 de setembro, domingo, às 11h, na Sala Sergio Magnani

As Manhãs Musicais da Fundação de Educação Artística apresenta no domingo, 30 de setembro, o recital de flauta “NOCTUIDAE, NOCTUOIDEA” com Marina Cyrino e convidados. Marina Cyrino apresenta peças criadas durante sua pesquisa de doutorado em performance musical, uma investigação entorno de metamorfoses da relação música-corpo-instrumento através de práticas co-criativas multimodais. O resultado é um universo sonoro noturno, bruxo, aéreo, um passeio mutante por (des)encontros de uma flautista.

> PROGRAMA

- Sobre um desenho de Nazareth (2013) solo para flauta, Marina Cyrino

- Ironyng, para ferros de passar, Marina Cyrino & Henrik Olsson, versão para trio (2018) (músicas convidadas: Patricia Bizzotto e Nathália Fragoso)

- Urutau, Mãe da Lua (2016) solo para objetos, Marina Cyrino

- Nesta terra sem vaga-lumes (2016) solo para flauta e objetos, Marina Cyrino

Marina Cyrino transita entre interpretação, composição e improvisação, tendo como foco de sua prática musical a mistura e o experimento: o possível (res)soar do corpo-músico atravessado por imagens, objetos, elementos cênicos, palavra, escuro, movimento. Formada em música no Brasil e na Suécia, é atualmente doutoranda em performance musical na Universidade de Gotemburgo, Suécia.

 

A SÉRIE MANHÃS MUSICAIS

Em 1963, ano inicial da Fundação de Educação Artística, foram instituídas as Manhãs Musicais, quando o maestro Sergio Magnani organizou a série de concertos assim denominada, no Auditório do Instituto de Educação. Os recitais eram mensais e tinham como temática a música do século XX. Na nova sede da Rua Gonçalves Dias, desde fins de 1997, a FEA retomou essa prática oferecendo concertos quinzenais e até semanais, aos domingos, às 11h, com temática mais abrangente.

 

A FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – FEA

A Fundação de Educação Artística - FEA - é uma entidade sem fins lucrativos, de forte cunho social, com penetração em todas as classes sociais, que tem como objetivo contribuir - onde o Estado não atua suficientemente - para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se, desde sempre, como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.

No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

Foto: Marina Cyrino

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.