Notícias

Exposição ACERVO FCS – DESENHOS, no Palácio das Artes, fica aberta à visitação até o mês de novembro

A Fundação Clóvis Salgado inaugura, na próxima terça-feira (25), a exposição Acervo FCS – Desenhos. Pela primeira vez, serão expostas em conjunto os desenhos de diversos artistas, como Evandro Salles, Eymard Brandão, Irma Renault, Marina Nazareth e Antonio Julião, entre outros. Ao todo, serão 16 obras em tamanhos variados,com diversos suportes e materiais, como o grafite, a caneta, o pastel seco e o nanquim (com pincel e bico de pena). Trata-se de uma das raras oportunidades para opúblico conhecer e apreciar os diferentes momentos criativos de nomes importantes para as artes visuais do Brasil. A curadoria é de André Murta, da gerência de Artes Visuais da FCS.

Entre as obras de maior destaque, está um desenho da artista mineira Irma Renault. Autodidata, iniciou na pintura nos anos 70 e participou de inúmeros salões e coletivas com obras repletas de personagens lúdicos. No desenho escolhido para compor a exposição, a artista faz uma intervenção em um calendário. “Os desenhos de Renault são feitos sobre uma superfície já impressa, configurando uma nova forma de explorar a técnica. Os traços são muito particulares da artista, que explora temáticas recreativas e uma variedade de cores”, conta Murta.

Já na obra de Marina Nazareth, é possível compreender o desenho como parte de um processo criativo. Pintora, desenhista, gravadora, escultora e professora, a artista cria uma paisagem com traçados que brincam com a perspectiva e se tornam arquitetônicos – ideia que vem por trás de seu trabalho como pintora.

Segundo Murta, a exposição valoriza as técnicas mais usuais do desenho, mas dá espaço para outras práticas. “Mabe Bethônico, que compõe a mostra com duas obras, realiza grafismos em placas de metal, abrindo a mente do observador para uma série de possibilidades em que o desenho vai além do grafite no papel”, destaca o curador. “Proporcionar o acesso do público mineiro a essas obras, unidas em um só espaço, é uma forma de valorizar um acervo que merece ser apreciado”, completa.

A exposição estará localizada ao lado do Café do Palácio, com entrada pelo Passeio Niemeyer, ao lado do Parque Municipal. A ocupação desse espaço, que já recebeu duas exposições de acervos neste ano – Acervo Gravuras e Acervo Figurinos do Centro Técnico de Produção e Formação (CTPF) – confirma a versatilidade e a pluralidade do complexo cultural do Palácio das Artes.

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.