Notícias

Peça inclusiva no Teatro Marília retrata violência contra a mulher

A Fundação Municipal de Cultura apresenta, no Teatro Marília, de 26 a 28 de setembro, quarta a sexta, às 19h30, o espetáculo “Anjos”, do Grupo Morro Encena. A peça aborda a questão da violência sofrida pela mulher e a banalização do feminicídio, apresentando uma linguagem sensorial e inclusiva às pessoas com deficiência auditiva e visual. A entrada é gratuita com distribuição de senhas com 1 hora de antecedência.

O espetáculo foi coordenado, na sua concepção, por Eid Ribeiro, renomado diretor e dramaturgo mineiro, e tem texto e direção de Hérlen Romão. Propõe um misto de emoção e razão, narrando de forma poética a história de uma mulher em situação de violência doméstica e da filha que sofre invariavelmente com essa crueldade. Além de ter linguagem acessível a todas as pessoas, a peça é enriquecida com elementos e características da comunidade o qual pertence o grupo de teatro, e provoca risos, reflexões, incômodos e indagações.

A narrativa traz Ângela, a mãe, de típica família de classe média, que desempenha com esmero sua “função” de dona de casa e boa esposa. Ela é vítima constante das agressões físicas e verbais do marido e vive a amargura de estar longe de Ângela, a filha, que estuda dança em Londres. Diante da expectativa do retorno da filha que entrará de férias estudantis, Ângela se vê angustiada e ansiosa por esse momento, mas uma tragédia não permite tal encontro. O espetáculo também apresenta poemas adaptados de Florbela Espanca, uma das mais importantes autoras portuguesas, envolvendo o público num momento de contemplação em meio à reflexão sobre o papel da mulher em situação de violência doméstica na sociedade e como isso afeta também seus filhos e filhas.

O Grupo

O Grupo Morro Encena foi criado em 2009 no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. É formado por mulheres, em sua maioria negras, e explora temas ligados aos direitos humanos e ao universo feminino, trazendo para os palcos a realidade social das periferias e de gêneros. O grupo tem como principal missão dar voz, vez e visibilidade a mulheres que “em meio a filhos, chefes e maridos, ensaios, livros, lições, missões, acordos, discursos e discussões, transformam vidas em atos e ações”.

Foto:Tarcisio de Paula

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.