Notícias

Instituto da Cerveja Brasil promoverá curso de Sommelier de cerveja em BH

Curso está previsto para março de 2017

O Instituto da Cerveja Brasil, uma das mais conceituadas escolas de educação cervejeira da América Latina, com mais de 4.500 alunos formados, desembarca em BH para promover um curso no ano que vem. É também a primeira escola voltada à formação de sommeliers de cerveja do Brasil. Atualmente, o ICB oferece cursos em seis estados brasileiros - Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brasília - e pretende expandir suas operações para três novas regiões ainda em 2017.

Segundo Estácio Rodrigues, empresário e sommelier de cerveja, a vinda do curso para BH agrega muito ao mercado cervejeiro mineiro. "Nossa educação é de alto nível, prezamos pela qualidade e Know-how dos professores, que, aliás, são profissionais do mercado cervejeiro e com longos anos de experiência. Nossa proposta é disseminar a cultura cervejeira de forma imparcial colaborando para o crescimento do mercado, e nada melhor como fazer em BH, que é um verdadeiro polo cervejeiro, cheio de bares e restaurantes", afirma ele.

O mercado mineiro está em expansão e mesmo em meio a crise cresce cerca de 12 a 15% ao ano. "A mão-de-obra precisa estar capacitada e especializada para competir em um mercado como nosso. Não há espaço para amadores", completa Rodrigues.

O ICB oferece cursos de Sommelier de Cervejas  e em breve também em BH o de Tecnologia Cervejeira.

O curso acontecerá no dia 11 de março de 2017, a partir das 9 horas e o local ainda será definido.

O curso de formação Profissional Sommelier de Cervejas visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor/assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias. De modo geral o curso tem como objetivo dar ao aluno uma visão real e abrangente da profissão, além de propiciar eficiente e intensivo treinamento prático em tudo o que diz respeito à atuação do sommelier de cervejas nos diferentes locais em que exerça sua atividade.

O conteúdo será:

·         História da cerveja·         Técnicas de degustação·         Matérias-primas e processo de malteação·         Legislação brasileira

·         Processo de fabricação de cervejas·         Famílias de cervejas·         Escolas cervejeiras Alemã, Anglo-saxônica, Belga e Americana

·         Chope teórico e prático·         Glassware·         Serviço de mesa e cerveja·         Estocagem e guarda·         Análise sensorial

·         Defeitos sensoriais (teórico /prático)·         Técnicas de harmonização (teoria e prática)·         Harmonização prática de queijos, embutidos e doces

·         Carta de cervejas·         Curiosidades e estatísticas·         Cerveja e saúde·         Concursos de cervejas·         Mercado de cervejas

·         Marketing de cervejas·         Visita à micro cervejaria

Os professores que darão o curso em BH serão:  Kathia Zanatta, Estácio Rodrigues, Alfredo Ferreira, Luis Celso Jr, Fernando Carvalho, Edu Passarelli.

SOBRE O ICB

O ICB, fundado em 2010, oferece cursos de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais, Sommelier de Cervejas, Tecnologia cervejeira, Avançado de Lúpulo - Hops Academy , Mestre em Estilos, Especialização e Harmonização. Uma escola com mais de 4500 alunos formados

O ICB conta com o apoio da maior universidade do segmento cervejeiro do mundo, a Weihenstephan, no curso de Tecnologia Cervejeira. Devido a essa parceria, o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira tem em seu quadro de professores o Dr. PhD, chefe do Depto. de Pesquisa e Desenvolvimento, Martin Zarnkow, da Universidade de Weihenstephan.

Sócios e co-fundadores da escola, além de professores de alguns dos cursos oferecidos, possuimos alguns dos maiores nomes do mercado cervejeiro atual: o Sommelier e Mestre-Cervejeiro Alfredo Ferreira, a Sommèliere de cervejas e Mestre Cervejeira Kathia Zanatta e o empresário e também sommelier Estácio Rodrigues.

Na lista de outros docentes do instituto estão: Edu Passarelli, Sommelier de Cerveja, consultor e sócio do Aconchego Carioca; Fernando Carvalho, Sommelier de Cerveja,  Mestre em Estilos e Chef de Cozinha, Luis Celso Jr., Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos e um dos mais importantes jornalistas brasileiros especializados em cervejas e Alex Moraes, sommelier de cervejas, mestre em estilos e campeão do 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas.

E não é apenas por meio de seus cursos que o Instituto da Cerveja Brasil participa ativamente da difusão e da consolidação da cultura cervejeira no mercado brasileiro. Em 2014, o ICB criou, em parceria com ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, o 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, a mais importante competição brasileira do segmento. Aliás, o ICB possui duas chancelas nos cursos: para o curso de Sommelier de Cervejas tem a chancela da ASI – Associação Internacional de Sommelier da França e para o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira, tem a chancela da maior universidade formadora de Mestre Cervejeiros do mundo, a Universidade de Weihenstephan da Alemanha.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.