Notícias

Oficinas gratuitas para crianças e educadores têm vagas abertas

Diretora e produtor do musical “Vamos comprar um poeta”, em cartaz no CCBB BH, ministram as aulas online

Paralelo às apresentações do musical infantojuvenil “Vamos Comprar um Poeta”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, até 11 de outubro, a diretora do espetáculo Duda Maia e o diretor de produção Bruno Mariozz, ministram nos dias 02 e 04 de outubro, gratuitamente e em ambiente virtual (plataforma do zoom), as oficinas “O corpo que move e brinca” e “Arte é profissão”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo: [email protected]. Cada oficina comporta até 30 participantes. Os interessados devem informar nome completo, minicurrículo, idade, telefone e email para contato.

No sábado (02 de outubro), acontece a oficina “O corpo que move e brinca” sob coordenação da diretora Duda Maia. A atividade abordará a relação do corpo com a musicalidade e espacialidade. Voltada para professores, orientadores, psicólogos, assistentes sociais e artistas, a iniciativa pretende mostrar aos participantes a importância do corpo no trabalho com crianças.

“Em um primeiro momento vamos dialogar sobre noções básicas de anatomia, fazendo com que cada aluno tenha a oportunidade de conhecer sua estrutura óssea. A partir desta conscientização e com mais domínio sobre o assunto, eles serão capazes de desenvolver um trabalho de improvisação que amplie seu vocabulário corporal e ao mesmo tempo estimulados a trabalhar com as crianças de forma mais livre, consciente e sem sobrecarga muscular. Trata-se de utilizar o corpo brincante para se relacionar com o outro de forma inteligente, saudável, harmônica e criativa. Após essa parte vamos abrir um roda de conversa para que as experiências profissionais e da prática realizada, possam ser divididas e fomentadas no grupo”, explica Duda Maia.

 

Arte é profissão

O que você vai ser quando crescer? Já escolheu que carreira seguir? Essas perguntas povoam o imaginário cotidiano de milhares de adolescentes e jovens. E quando se trata de um público exposto a diversas vulnerabilidades, as opções de escolha podem ser reduzidas. E se o assunto gira entorno da arte, cujo acesso é escasso, aí então nem se fala. Como decidir sobre um tema tão necessário e ao mesmo tempo tão desconhecido?

Para responder a todas essas reflexões, o diretor de produção Bruno Mariozz conduz na segunda-feira (04 de outubro) a oficina “Arte é profissão”. Direcionada a alunos de escolas públicas e/ou beneficiários de ONGs, o encontro irá introduzir o conhecimento das diferentes profissões artísticas, estimulando os participantes a entender, organizar, refletir, debater e expressar seu viés criativo. O objetivo é proporcionar um diálogo sobre a importância de cada indivíduo em sua respectiva área de articulação da cena – da criação à execução, da produção à distribuição – e, desta forma, construir visões sobre novas possibilidades de futuros profissionais no campo da arte.

“Trata-se de um projeto social-político que colocará o jovem participante no lugar de sujeito ativo, potencializando novas oportunidades, ampliando sua visão de mundo e o estimulando a empreender uma nova jornada. Plantar essa semente é um trabalho de empoderamento relevante”, sublinha o produtor Bruno Mariozz.

As oficinas “O corpo que move e brinca” e “Arte é profissão” têm o patrocínio do Banco do Brasil através do incentivo da Lei Rouanet.

Sinopse “Vamos comprar um poeta”

Uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o sentido das coisas. Um menino que adora fazer contas. Um pai que só pensa em lucrar e uma mãe que organiza todos os dias os trabalhos domésticos. O que acontece quando um Poeta chega para morar com essa família? Observar borboletas, criar poemas e aprender a dar abraços são algumas pérolas da nossa história. Um musical infantojuvenil que fala de invenção, amizade e despedida.

Sobre o CCBB BH: o Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Para mais informações, acesse bb.com.br/cultura

 

SERVIÇO

Musical “Vamos Comprar um Poeta”

Teatro CCBB BH - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte – MG

Dias e horários: sábados e domingos, às 11h e 16h. Segundas-feiras, às 16h

Classificação: livre

CCBB BH - aberto todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feiras
 

Telefone: 31 3431 9503.

E-mail: [email protected]

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh

 

Foto: Renato Mangolin

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.