Notícias

Cine clube virtual da Aliança Francesa apresenta e discute filmes de Jean Vigo

Jean Vigo, diretor francês que viveu apenas 29 anos, criou, no início da década de 1930, filmes que marcaram o desenvolvimento do cinema francês e influenciaram a Nouvelle Vague. O Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, terá edição dedicada ao cineasta francês. O encontro virtual acontece no dia 30 de setembro, às 18h. As inscrições para participar estão abertas pelo e-mail [email protected].

As produções indicadas pelo Bande à Part para o mês de setembro são os curtas-metragens ‘’À Propos de Nice’’ (1930) e ''Taris, roi de l'eau'' (1931), o média-metragem ‘’Zero de Conduta’’ (1933), e o longa-metragem ‘’O Atalante’’ (1934). Os filmes podem ser assistidos gratuitamente por um link enviado ao participante após a inscrição.

"Em várias oportunidades, ele parecia buscar uma espécie de simbolismo. Depois, deixou-se atrair por um realismo duro à Von Sotroheim (...) Mas também se interessava pelas possibilidades do expressionismo", descreve Paulo Emílio Sales Gomes que escreveu uma biografia pioneira sobre Jean Vigo.

O encontro acontece online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará no dia 30 de setembro aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes

À Propos de Nice, 1930 | França| Documentário| 23 minutos

Jean Vigo passa da visão à distância, onde tudo é belo e não se vê os becos sujos, para a captação próxima do lixo das sarjetas, das crianças sujas, da água parada nas pernas juntas de um anjo em um cemitério, da fumaça que polui a cidade. O filme é uma exposição dialética do cotidiano.

Taris, roi de l'eau, 1931 | França| Documentário| 9 minutos

Jean Taris, campeão de natação, é um curta-metragem francês de 1931, dirigido por Jean Vigo, sobre o nadador francês Jean Taris. O filme é notável pelas muitas técnicas inovadoras usadas por Vigo, incluindo close-ups e estruturas congeladas do corpo do nadador.

Zero de Conduta, 1933 | França| Comédia Dramática | 47 minutos

Um grupo de quatro meninos se rebela contra o sistema repressivo e as rígidas regras de um colégio interno francês em um dia festivo. Um verdadeiro ato de rebelião é instaurado na escola, e ganha ares de surrealidade, resultado das leituras libertárias da infância. Os quatro diabinhos (subtítulo do filme: Diabinhos na Escola) acabam sendo bem sucedidos na rebelião e depois triunfam em um telhado, parecendo prontos a alçar vôo.

O Atalante, 1934| França | Comédia Dramática | 89 minutos

Quando Juliette (Dita Parlo) se casa com o aventureiro Jean (Jean Dasté) ela vai viver em seu navio. À bordo dele está também o capitão Père Jules, um sujeito um tanto quanto bizarro. Juliette logo se entedia com a vida ao mar, e escapa para conhecer a vida noturna de Paris, o que deixa Jean furioso. Ele então vai embora, deixando-a para trás. Só que logo Jean se entristece com a falta da esposa, e Père Jules vai tentar achar Juliette para trazê-la de volta.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.