Notícias

TJMG abre consulta pública para planejamento estratégico 2021/2026

Interessados podem participar até 5 de outubro

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já prepara seu planejamento estratégico para o sextênio 2021-2026. Trata-se de um novo ciclo, conforme a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Resolução 325/2020 .

De acordo com o titular da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), João Victor Rezende, magistrados e servidores da Primeira e da Segunda Instâncias e o público externo podem responder, até 5 de outubro, à consulta pública que subsidiará a revisão dos componentes para o novo Plano Estratégico do TJMG.

Acesse o link para responder à consulta pública.

2021-2026

"Quando falamos de planejamento estratégico, estamos dizendo de como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais está se organizando, se preparando para o futuro. Como o Tribunal está trabalhando. Como o TJMG irá buscar as melhores ferramentas, as melhores práticas, os projetos mais consistentes, mais qualificados, que vão ajudá-lo a construir um caminho para melhor prestação jurisdicional", diz o secretário executivo João Victor Rezende.

"O planejamento estratégico é uma iniciativa para colocar em prática ações e projetos mais concretos. Nesse contexto, é necessário avaliar os aspectos elementares do atual planejamento, seja no ambiente interno, seja no ambiente externo da instituição", acrescenta João Victor Rezende.

"Ou seja, a missão, a visão, os valores devem ser avaliados. Trata-se de um processo de revisão e aprimoramento do planejamento estratégico de longo prazo do Tribunal. Tal orientação deve estar alinhada com as diretrizes do CNJ. A consulta pública é aberta a magistrados, servidores e também ao público externo, como membros do Ministério Público, advogados, sindicatos, cidadãos. O objetivo é a construção de um futuro melhor", concluiu.

Gestão participativa

Em recente reunião no Gabinete da Presidência, foi apresentado o cronograma para a revisão da estratégia do TJMG. Podem ser revistas, segundo o secretário João Victor Rezende, diretrizes para a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação do planejamento e da gestão estratégica do TJMG, a identidade organizacional (missão, visão e valores), além do mapa estratégico (incluindo o detalhamento dos macrodesafios), metas e indicadores e iniciativas estratégicas.

Para tanto, o TJMG adotará a gestão participativa. O objetivo é "ouvir magistrados de primeiro e segundo graus, servidores, demais integrantes do sistema judiciário e entidades de classe para a elaboração do planejamento estratégico do TJMG, garantindo a contribuição da sociedade", explicou o secretário.

As modalidades de participação serão definidas entre audiências públicas, grupos de trabalho, fóruns e encontros, ouvidorias, videoconferências, entre outras.

O cronograma prevê a aprovação, até dezembro de 2020, da estratégia para os próximos seis anos. As datas das etapas que antecedem a elaboração do documento foram aprovadas pelo presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que, a partir de decisões da alta administração, permite estabelecer a linha de atuação a ser seguida pela instituição no cumprimento da estratégia.

No TJMG, compete à Secretaria de Planejamento (Seplag) a coordenação das atividades inerentes à elaboração, atualização e desdobramento do Plano Estratégico de Gestão Institucional, em conjunto com as diversas áreas do Tribunal, e promoção da articulação dessas áreas, com vistas ao desenvolvimento e à avaliação sistemática do referido plano.

Acesse a descrição dos macrodesafios do Poder Judiciário.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.